aumentar vendas no call center

Aumentar vendas no call center requer dedicação e muito suor!!

Você sabe a diferença entre Call Center para Televendas? Televendas é exatamente o callcenter focado somente em uma coisa, obviamente, VENDAS!

Logo, gerar vendas é a função principal das equipes do call center que opera um televendas. E aumentar vendas no call center é o objetivo dos gestores das equipes.

Para ajudar nesta luta diária, listamos abaixo 10 dicas para aumentar vendas no call center e como elas podem fazer a diferença na sua empresa ou na sua operação de call center.

Resolvi dividir este conteúdo em dois posts devido ao volume de texto, para não ficar cansativo.

1. Planejamento para aumentar vendas no call center

Antes de implantar qualquer negócio é extremamente importante entender os desafios e oportunidades relativos a ele. Atividades sem planejamento adequado estão mais propensas ao fracasso. Portanto:

  • Defina as estratégias do produto ou serviço
  • Crie roteiros para direcionamento da equipe
  • Estabeleça o posicionamento que os vendedores deverão tomar

Esta etapa de planejamento é fundamental para aumentar vendas no call center. Você não vai conseguir contratar um time de televendas, seja ele próprio ou terceirizado, que vai sair jogando no primeiro mês e bater todas metas. Considere este crescimento de “arranque” em seu planejamento, em seu fluxo de caixa, e em suas metas. Isso evita a falácia de “matar a operação quando ela começou a rodar bem e crescer” por falta de caixa, exatamente porque não considerou isso no início.

O crescimento consistente na maioria das vezes é mais lento do que desejamos. Desconfie de promessas de crescimentos instantâneos ou rápidos demais. Você está montando uma operação crucial para o sucesso do seu negócio, não simplesmente fazendo “miojo no microondas”.

2. Contratação da Equipe

Existe um ditado que diz que para sermos os melhores, precisamos ter os melhores. Não adianta fazer um planejamento se não tivermos as pessoas certas para fazer a operação alavancar.

  • Defina o perfil ideal do vendedor
  • Faça processos seletivos focados nesse perfil
  • Seja exigente na escolha para não comprometer toda a operação.

Aqui temos um desafio interessante: Até que ponto precisamos insistir com um vendedor “fora do perfil” ou que não consegue se desenvolver no ritmo dos demais? Embora eu possa até conseguir algumas críticas dos profissionais de RH (que me perdoem), gosto de acreditar que a atividade de callcenter é de certa forma uma profissão dura e extenuante (assim como Bolsa de Valores, Medicina ou Psicologia, dentre outras…) e que exige profissionais com real interesse e força de vontade para buscar resultados e aprendizado diariamente. Depois de 15 anos atuando na área, e de ter feito várias experiências, acredito que 30 dias são mais que suficientes para avaliar a real aderência do profissional à atividade e se necessário, redirecionar neste momento ele para outra indústria.

Mas,novamente, avalie o que se aplica melhor a sua necessidade, e meça sempre, lembrando que seu objetivo é aumentar as vendas no call center e não melhorar indicadores “paralelos” como turnover, absenteísmo, nível de satisfação, etc.. (são indicadores também importantes, mas secundários em um televendas de sucesso).

3. Treinamento

Mesmo os melhores vendedores não alcançarão os resultados desejados se não forem capacitados para isso.

  • Explique quem é a empresa e seus objetivos
  • Oriente sobre os processos de vendas
  • Ensine detalhadamente o produto ou serviço
  • Ambiente-os com os sistemas

4 Qualifique os contatos

As pessoas estão cansadas de receber ligações que não solicitaram.

Utilize das estratégias de Marketing Digital para qualificar seu banco de dados:

  • Atraia os clientes potenciais
  • Obtenha o máximo de informações sobre eles
  • Separe-os de acordo com a fase que está do momento da compra (aprofundamos sobre esse assunto no artigo Geração de leads: Formas matadoras para seu call center)
  • Foque a equipe para contatar os clientes que estão com intenções de compra mais claras.

5. Automatize os processos

Com a automação do Marketing é possível aumentar vendas no call center sem que seja necessário investir em quantidade de vendedores proporcionais a quantidade de leads. Os vendedores não participarão de todas as etapas do funil, mas receberão leads mais preparados que vão gerar mais produtividade e resultados.

  • Envie e-mails marketing ou outro processo de relacionamento para qualificar os leads
  • Gaste menos tempo da sua operação com contatos improdutivos.
  • Sistematize a identificação e triagem dos seus clientes.
  • Reduza a autonomia do vendedor para que o mesmo que não tenha dúvidas sobre sua atuação.

Continue lendo sobre o assunto no artigo 10 dicas para aumentar vendas no call center (Parte 2).

Você quer entender mais como funciona o call center inteligente?

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Fernando Lúcio é Administrador formado pela UFMG, possui MBA em Marketing pela FGV-RJ e MBA Internacional em MKT pelo ISCTE-Lisboa. Trabalha com Internet e Telecom desde 1997, foi executivo nas operadoras Oi e Claro. Desde 2009 é Sócio Diretor da GDAX e vem implementando a cada dia os conceitos de Marketing Digital na gestão de Call Center, criando assim o Call Center Inteligente. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora startups e desafios de alta complexidade.

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