automação de vendasA automação de vendas veio para ajudar as equipes comerciais e de marketing. Muitas equipes ainda passam muito tempo enviando e-mails para se relacionar com sua base ou qualificando aquele lead que entrou através do seu site ou blog.

Não importa o tamanho da empresa, esse problema é comum em todas. Por isso, vamos entender um pouco mais sobre o que é a automação de vendas e como pode ajudar seu negócio a crescer.

O que é automação de vendas?

Automação de vendas é todo o processo implantado através de um software que permite a organização e a gestão de ações de marketing e vendas.

Ou seja, sua equipe de marketing e vendas trabalharão juntas desde a criação de estratégias até a abordagem do lead de formas diferentes em cada etapa de sua jornada de compra.

É importante pensar que não é apenas ter uma ferramenta ou software de automação. É necessário toda uma estratégia e inteligência por trás disso. A automação é para que os processos fiquem cada vez mais ágeis. Ou seja, os profissionais da sua empresa saiam do trabalho operacional para serem mais estratégicos.

Como funciona uma ferramenta de automação de vendas?

Em uma campanha de e-mail marketing, por exemplo, sua equipe desenvolve com sua base de leads e foca em conversão. Com a ferramenta de automação, é possível entender e acompanhar seu contato desde o momento que ele virou um lead (através de quais materiais e páginas visitadas, por exemplo) e qualificá-lo e até saber qual etapa de sua jornada ele se encontra. Isso fará diferença até na abordagem utilizada por sua equipe de vendas.

Além disso, todo o relacionamento com ele através de e-mail será feito de forma automática em cada etapa do funil. Ou seja, será possível criar fluxos de nutrição, onde será possível aumentar o engajamento dessas pessoas com sua marca e levá-las ao longo do funil até estarem prontas para efetuar a compra.

Outro ponto importante para ser lembrado é a geração de leads. Para produção de um material rico e para que esse material gere leads, é necessário a produção de uma landing page. E não é apenas produzir, também é necessário fazer a divulgação dela. Isso tudo pode ser feito através de uma ferramenta de automação.

Outro exemplo é o uso do CRM de vendas. Ele permite um acompanhamento e precisão maior na hora das vendas. Isso faz com que tenha um aumento na produtividade e nas vendas.

Como a automação impacta nas vendas

Existem diversos pontos em como a automação impacta nas vendas. Seguem os principais benefícios:

  • Aumento da produtividade dos vendedores

Com a ferramenta, o vendedor tem informações mais precisas do estágio de compras que a pessoa está, de qual material de interesse, quais suas principais dúvidas de acordo com seu negócio. Dessa forma, a maneira com que ele abordará essa pessoa será mais assertiva.

Consequentemente, as vendas também irão crescer. Afinal, leads mais preparadas para a compra, podem gerar tickets maiores.

  • Redução de custos com trabalho operacional

Os trabalhos operacionais tanto da equipe de marketing quanto da equipe de vendas, irão diminuir. Como por exemplo, o envio manual de e-mail para cada lead gerado em cada etapa do funil que ele se encontra e em cada assunto do material rico baixado. Ou seja, sua equipe estará mais focada em estratégia e não em processos manuais.

  • Diminuição do CAC

O CAC, ou custo de aquisição de cliente, é calculado pela soma de todos os investimentos de sua empresa para adquirir um cliente, dividido pelo número de clientes conquistados em um determinado período de tempo.

Com a automação de vendas e marketing, esse custo diminui, pois toda a preparação do lead até a hora da venda será feita de forma automática através da ferramenta.

Dicas de como fazer uma estratégia de automação de vendas e marketing

Alguns passos são fundamentais para que sua estratégia dê bons resultados. Seguem os principais:

  • Criação de um checklist com todos os fluxos que serão criados para cada material rico e para cada etapa do funil;
  • Entender os principais pontos de conversão de todo o caminho dos leads gerados;
  • Produção dos conteúdos contendo a estratégia de levá-la até o fundo do funil, onde estará pronta para o momento da compra;
  • Nutrição dos leads. Entender e planejar como serão feitas essas nutrições e sempre lembrar de focar no objetivo com aquele trabalho.

Principais ferramentas de automação

É sempre importante lembrar que a ferramenta auxilia a estratégia. Ou seja, é fundamental ter uma equipe especializada para criação e acompanhamento da estratégia, além da própria gestão da ferramenta.

Conheça algumas das principais ferramentas para a automação de marketing e vendas:

  • Hubspot

A ferramenta da Hubspot é americana e uma das mais completas. Com ela você consegue criar Landing Pages, fazer fluxos de nutrição, ter um CRM de vendas, fazer campanha de e-mail, gerenciar redes sociais, entre outras funções.

  • RD Station

A ferramenta de automação de marketing da Resultados Digitais, te permite criar Landing Page e criar fluxos de nutrição para seus leads. Também te dá um relatório de acompanhamento.

  • MailChimp

O MailChimp é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de campanha de e-mail marketing. Atualmente em sua nova versão, é possível inclusive criar fluxos de nutrição.

Conclusão

Entender como as ferramentas funcionam e como automatizar processos, é fundamental para ter cada vez mais previsibilidade e assertividade nas métricas da sua empresa. Por isso, investir em algumas estratégias pode ajudar sua equipe a ser mais produtiva e estratégica. E isso faz com que seu negócio tenha cada vez mais resultados em vendas.

Para ficar por dentro das ferramentas de automação de vendas, baixe agora nosso Checklist: 10 passos para escolher o CRM ideal para seu negócio.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Compartilhar nas redes sociais