como-fazer-funil-de-vendasRelatório de Vendas, Marketing, Ofensores, Leads diários, Produtividade. No lugar de receber estes e outros inúmeros relatórios diariamente, você pode tomar suas decisões e ter visão macro em só um só relatório: o Funil de Vendas.

Nós já explicamos o que é o Funil e porque fazer, e agora vamos ensinar como fazer em apenas 4 passos.

Antes, vale lembrar que o Funil não pode ser somente mais um relatório em sua caixa de e-mail. Ele só será eficiente para alavancar resultados e reduzir custos se você e sua equipe analisar as etapas e colocar em prática todas as oportunidades encontradas.

Vamos lá?

Como fazer Funil de Vendas

Passo 1: Divida as etapas do processo de vendas

Cada empresa trabalha de forma diferente, mas basicamente, as divisões do processo de venda são parecidos. A primeira etapa geralmente começa com a captação de leads pela equipe de Marketing. Logo depois o lead segue para equipe de vendas que realiza a abordagem e condução para o fechamento da venda.

Dividir as etapas não significa separar Marketing de Vendas, mas sim realizar a divisão de forma que faça sentido para sua empresa, tendo como principal critério de divisão a questão financeira.

Para entender como fazer funil de vendas e dividir as etapas corretamente para sua empresa, responda às seguintes perguntas:

  1. De onde vieram os leads de sua empresa?
  2. Para onde foram?
  3. Como foram divididos para serem trabalhados?
  4. Qual a conversão de vendas?

Tenha em vista que com a divisão das etapas, você e todos os envolvidos precisam entender claramente as conversões e perdas significativas para tomar decisões certeiras. Portanto, o funil deve fazer sentido do início ao fim e ser autoexplicativo. Se um relatório precisa de alguém para explicar, não está cumprindo seu papel.

Passo 2: Captação de leads

Inclua os números referente à captação de leads. Esta etapa pode ser chamada de “Investimento em Marketing”. Aqui você separa cada investimento que foi feito para captar e classificar leads para gerenciar o que deu certo ou não. Essa fase é importante para tomar decisões sobre manter, aumentar ou reduzir investimentos.

Os tipos de captação podem ser: divulgação pelo Google Adwords, Facebook Ads, propaganda em TV, Rádio, Outdoor ou banners, dependendo do ramo e posicionamento da sua empresa no mercado.

Passo 3: Leads trabalhados para equipe de Vendas

Avalie a quantidade de leads que chegaram para equipe de vendas. Esta etapa pode ser chamada de Conversão de Vendas.

Ela pode ser subdividida em:

  • Leads entrantes;
  • Conversão em Vendas Brutas;
  • Perda de leads;
  • Motivo da Perda;
  • Conversão de Vendas Líquidas.

Talvez essa etapa seja a mais importante e onde pequenas mudanças podem trazer grandes resultados. O que mais deve ser observado aqui é: os principais motivos de perda de leads e o que fazer para reverter a situação?

Passo 4: Conversão final

Nesta etapa você inclui a conversão mais importante: pela qual sua empresa será paga. Tanto para empresas B2B quanto para B2C, você pode incluir a conversão de clientes que receberam o produto. Caso o pagamento seja feito pós recebimento, como em caso parcelamento, vale incluir também o percentual de pagamento, pois é isso que trará dinheiro para sua empresa.

Se a conversão nas etapas acima está dentro do esperado e a porcentagem de pagamento não está boa, isso pode significar falta de qualidade de vendas. Se o cliente comprou e recebeu o produto, porque não pagou? Considere ter uma equipe de pós-vendas para entender estes casos.

Agora que você já sabe como fazer funil de vendas, aproveite as oportunidades e realize melhorias em sua empresa de forma assertiva.

E para te ajudar ainda mais, trouxemos um modelo já pronto de Funil para você aplicar em seu negócio. Comece a usar para medir e aumentar seus resultados: Baixar Planilha Funil de Vendas.