Como funciona o Google AdWordsO Google AdWords é uma importante ferramenta de Marketing Digital. É o sistema de Links Patrocinados mais conhecido em todo o mundo. Escrevemos sobre ele em vários de nossos artigos, e se você está chegando aqui agora, provavelmente já viu o termo antes em outro lugar. Já fizemos um artigo sobre Como Funciona o Google de um modo geral. Hoje, vamos falar o que é e como funciona o Google AdWords.

Também vamos apontar pontos negativos e positivos desta ferramenta com o intuito de te ajudar a decidir se ela deve ser utilizada como uma das estratégias de marketing digital da sua empresa.

Vamos lá?

O que é Google AdWords

Antes de explicar como funciona o Google AdWords, vamos explicar o que ele é.

O Google AdWords é o sistema de Links Patrocinados do Google. Nele, as empresas podem anunciar seus produtos produzindo e inserindo publicidade, tanto no mecanismo de busca do Google, quanto em sites de parceiros do Google. Assim, toda empresa que utiliza o sistema tem um espaço na página de busca do Google quando um potencial cliente pesquisa por seus produtos.

Veja um exemplo de anúncios do Google AdWords na imagem abaixo:

Busca Paga - Como funciona o Google AdWords

Nesse caso, ao pesquisar por “óculos de sol”, aparecem alguns anúncios na parte superior da página (o Google Shopping no topo e o Google AdWords logo abaixo). Perceba que esses anúncios estão sempre sinalizados para que os usuários não os confundam com resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não são patrocinados e que estão localizados logo abaixo.

O Google AdWords é muito interessante para as empresas. Como o Google é o principal site de buscas de todo o mundo e é acessado diariamente milhares de vezes, o AdWords é uma grande oportunidade para que as empresas apareçam e conquistem novos clientes.

Também é interessante para o usuário porque mostra anúncios relevantes. Para aperfeiçoar os resultados, o Google leva em conta não só a palavra-chave pesquisada, mas também o perfil do usuário e a localização geográfica. Isso resulta em muita precisão nos resultados de busca e na satisfação do usuário.

Como funciona o Google AdWords

Agora que já aprendeu o que é, vamos ensinar como funciona o Google AdWords.

O Google AdWords funciona como um leilão. Para exibir seus anúncios no Google, você precisa comprar as palavras-chave para as quais você deseja aparecer. Ao escolher suas palavras, você irá concorrer nesse leilão pelas melhores posições.

Nesse leilão é preciso determinar o quanto deseja pagar por cada clique em seu anúncio. Você pode escolher um valor para cada palavra-chave que inserir na campanha. Este será o valor máximo que você irá pagar. Dependendo da sua classificação e dos seus concorrentes, você pode pagar muito menos.

Para determinar o posicionamento dos anúncios, além do custo por clique (CPC) o Google também analisa uma série de outros fatores em seu algoritmo, dentre eles:

  • Qualidade do anúncio;
  • Qualidade da página de destino (landing page).

Com base em todas essas informações juntas, o Google seleciona automaticamente as posições de todos os anúncios que estão concorrendo para cada palavra-chave. Por isso é importante ter anúncios bem feitos e uma landing page de qualidade e objetiva. Você pode alcançar as melhores posições e gastar muito menos!

Como o Google AdWords cobra

O melhor desse sistema é que você paga por clique (CPC). Isso significa que você só irá pagar quando alguém realmente clicar no seu anúncio. Se o anúncio aparecer e o usuário não clicar, nada será cobrado.

O sistema mais utilizado no Google AdWords é o CPC, mas você também pode optar:

  • pelo CPM (custo por mil impressões) – Paga por cada vez em que seu anúncio atingir 1.000 visualizações;
  • pelo CPA (custo por aquisição) – Paga por cada objetivo concluído em seu site (um formulário preenchido, uma compra feita, ou qualquer outra meta que você escolher).

É necessário otimizar a campanha alterando os anúncios, fazendo testes A/B nos anúncios e nas landing pages do seu site, excluindo e acrescentando novas palavras-chave, dentre outras atividades. Assim, você garante sempre os melhores resultados com a campanha, gastando menos e tendo cada vez mais retorno e lucro para sua empresa.

Vantagens e Desvantagens do Google AdWords

Você já aprendeu o que é e como funciona o Google AdWords. Agora deve estar se perguntando se vale a pena investir nessa ferramenta e se ela será boa para o seu negócio e estratégias.

Para te ajudar a chegar a essa conclusão, separamos algumas vantagens e desvantagens sobre o Google AdWords.

Veja a seguir:

Vantagens Desvantagens
Você alcança as primeiras posições na busca do Google. É uma mídia paga.
Maior visibilidade para sua empresa. Necessita de gerenciamento e otimizações constantes por um profissional experiente.
Resultado imediato. Concorrentes de grande porte podem ser muito difíceis de ultrapassar sem um excelente planejamento.
 Seus anúncios são exibidos quando alguém procura pelo seu produto.  –

 

Conclusão

O Google AdWords é uma ferramenta bastante utilizada no marketing digital e pode ajudar a sua empresa a alcançar ótimos resultados. Para isso, é necessário saber como funciona o Google AdWords e estar sempre otimizando a campanha. Isso significa que será preciso dispor de tempo e verba para gerenciá-lo corretamente e tirar o melhor proveito possível dele.

Decidir se sua empresa precisa investir no AdWords é uma decisão que cabe somente a você. Entretanto, diante dos resultados que já conseguimos aqui na GDAX com nossos clientes, recomendamos muito. Aliado ao Sistema de Automação de Marketing, o Google AdWords é um dos principais geradores de leads qualificados para nossos clientes – leia o artigo Sistema de Automação de Marketing é igual a CRM? para entender mais sobre isso.

Trace suas metas e identifique como encaixar o Google AdWords em suas estratégias para aumentar o lucro da sua empresa!

Continue acompanhando nossos artigos: 4 ferramentas do Google para alavancar suas vendas.

Juliana é formada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUC Minas. É certificada em Google AdWords e Google Analytics pela Google e em Marketing de Conteúdo pela Rock Content. Trabalha com Marketing Digital há mais de 3 anos, é redatora há 5 anos e, hoje, Analista de Marketing Digital na Gdax.

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