gerar leads de qualidadeComo gerar leads de qualidade? Essa é uma pergunta que todas empresas estão se fazendo neste momento da revolução do marketing digital. 

Leads são clientes que possuem um potencial interesse de comprar um produto, para maior entendimento, leia nosso post: “O que é lead?”

Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, gerar leads qualificados está se tornando fundamental para o bem estar da sua empresa/negócio.

Por que gerar leads?

Primeiramente é necessário entender de forma mais profunda o que é um leadLeads são todas as pessoas que demonstram interesse na compra de um determinado produto ou serviço. Eles podem ser classificados como: SQL ou MQL, ou seja, qualificados para a venda ou marketing, respectivamente.

Já os leads qualificados, estão prontos para a conversão. Ele navega pelo seu site, coloca produtos no carrinho e abre seus e-mails. Você tem certeza de quem ele é e sabe exatamente qual é o problema que ele precisa solucionar.

Para entender um pouco mais sobre esses tipos de leads, acesse nosso post: “Conheça definitivamente os tipos de leads”.

Para você se manter no mercado com alta rentabilidade e taxa de conversão, você deve gerá-los e nutri-los. É necessário que os usuários passem por todo o funil de vendas, para que se convertam em potenciais clientes para sua empresa.

É necessário criar relações com esses clientes potenciais, pois são eles que comprarão seus produtos. Isso é importante pois a cada compra que o cliente fizer, ele ficará cada vez mais confortável em se relacionar com sua empresa.

A partir da importância deste conceito, percebemos o quão fundamental é a geração de leads. 

Como torná-los clientes reais de sua empresa?

Leads não servem apenas para se tornar um número legal nas métricas de seu negócio. É algo que deve contribuir diretamente para as vendas e, como consequência, para os resultados reais da empresa.

A geração de leads não pode ser considerada apenas uma métrica de vaidade.

Como gerar leads de qualidade?

Para gerar leads de qualidade é necessário que a empresa transforme seus visitantes em leads. Essa conversão é gerada a partir de ações que sua empresa faz como forma de engajar o cliente.

Algumas dessas ações são:  

  • Criação de blog posts sobre assuntos de interesse da sua persona;
  • Utilização de palavras chaves;
  • Pop-ups, informações extras que aparecem quando o usuário desempenha uma determinada ação no site. Exemplo: fechar a aba de navegação.
  • CTAs, são chamadas que fazem o leitor executar alguma ação no site. Caso o usuário tenha interesse, ele pode fazer downloads ou preencher formulários para recebimento de novidades de produtos, dessa forma ela mostra um interesse em se relacionar com sua empresa.

Agora que você já possui um lead, o próximo passo é fazer com que ele tenha interesse em adquirir algo. Para isso, você deve fazer contatos pontuais com ele (já que você possui algumas informações sobre ele, como: endereço, nome, idade, profissão) e oferecer produtos do interesse dele, como: cursos, e-books, webinars e cases de sucesso.

Essa relação ajuda a empresa na retenção do cliente, na análise do perfil do cliente da sua empresa e ajuda no maior entendimento sobre quem é sua persona.

Dica: Antes de pensar em algum tipo de estratégia, análise sua persona e o conheça profundamente. Só assim será possível gerar conteúdos de maior valor para ele, fazendo com que ele passe por toda a jornada de compra. Criar estratégias para atraí-los e retê-los se torna mais fácil a partir desse conhecimento prévio.

Considerações Finais

Agora que você entendeu como gerar leads qualificados, acompanhe o desempenho das suas estratégias, tanto de Marketing, quanto de vendas. Faça ajustes na sua estratégia, se necessário, para gerar mais e melhores resultados.

A medida que você acompanha suas métricas, fica mais fácil identificar insights importantes para aprimorar sua performance. Não deixe também de analisar conteúdos que fazem sucesso com seus leads, como: e-books mais acessados, posts, planilhas, dentre outros.

Você deve entender quem é sua persona e quais os melhores meios para se comunicar com ela, para que assim ela possa passar por toda jornada de compra/funil (topo, meio alto, meio baixo e fundo), consumindo seus conteúdos e adquirindo seus produtos.

Definitivamente não é fácil gerar leads, mas, podemos te ajudar nesse processo!

É muito importante saber em qual etapa do funil seu lead está e como usar o funil para conseguir melhores resultados. A partir disso, veja nosso post: “Funil de Vendas: 4 motivos para começar a usar agora em sua empresa” e/ou baixe nosso e-book: “Gerando leads de Qualidade para seu Call Center”, para se aprofundar ainda mais nesse assunto.