comprar leads qualificadosVocê sabe o que significa comprar leads qualificados?

O que é melhor? Comprar ou gerar leads? Caso você prefira comprá-los, quais os cuidados necessários?

Saberemos neste post do que se trata a compra de leads, qual a melhor opção entre comprá-los e gerá-los e as principais precauções que o cliente deve tomar caso opte pela compra.

Comprar leads qualificados, o que é isso?

Comprar leads qualificados auxilia na melhora da taxa de conversão da sua empresa, pois se trata de pessoas que já demonstraram interesse em comprar o produto.

As empresas compram leads para obter resultados imediatos. Isso ocorre pois o cliente está “fresco” e possui intenção de adquirir o produto. Gerar leads, demanda maior tempo e estratégias, com isso, as empresas optam pela sua compra, focando em resultados e estratégias de curto prazo.

Esses leads fornecidos para a empresa são qualificados pois já passaram por todo o funil de vendas, o que faz com que a taxa de conversão seja maior.

O maior problema dessa estratégia é: muitas empresas fornecem mailings ao invés de leads.

Falaremos sobre todos os cuidados que você deve tomar durante a compra, logo mais.

Caso você tenha interesse em entender mais sobre mailings e leads, veja nosso post: “Mailing ou leads: Saiba a diferença”

Comprar Leads x Gerar Leads

Essa questão é muito pertinente, o que seria melhor? comprar leads ou gerar leads?

Gerar seus próprios leads é muito mais rentável e importante a longo prazo. Essa opção é a melhor, caso você tenha um pensamento a longo prazo para sua empresa.

Para gerar leads é necessário uma boa estratégia de Marketing Digital, que envolve:

  • Criação de landing pages;
  • Criação de personas;
  • Gestão de Ads;
  • Produção de conteúdo;
  • Dentre outros fatores.

Tire suas dúvidas sobre o Inbound Marketing em nosso post: “O que é Inbound Marketing e como ele pode alavancar suas vendas”.

Como esse processo demanda tempo, muitas empresas optam pela compra dos leads. Porém, para essa estratégia, é necessário tomar algumas precauções.

Cuidados na compra de leads qualificados

  • Volume de leads

Este ponto é muito importante! Se você receber 2000 leads de uma vez, provavelmente você não tratará esses 2000, isso fará com que você atole sua operação e queime leads. Logo, você terá uma baixa taxa de conversão.

O que é recomendado?

Recomenda-se que sua empresa tenha um fluxo constante de leads. Ou seja, ao invés de receber os 2000 leads todos de uma vez, é muito mais vantajoso e lucrativo para sua empresa, receber 50 por dia. Assim, será possível trabalhar todos eles durante o dia, dando a devida importância para cada um. Logo, sua taxa de conversão será maior.

  • Mailings

Os fornecedores não estão nem aí para sua taxa de conversão. Logo, você deverá se preocupar com isso, pois uma taxa de conversão muito baixa, abaixo de 5%, nos informa que provavelmente esses fornecedores estão nos fornecendo mailings e não leads.

Caso isso ocorra é importante criar condições, para que você não saia no prejuízo, falaremos sobre essas condições no próximo tópico.

  • Condições contratuais

É necessário que você crie um contrato com seu fornecedor envolvendo os seguintes aspectos:

Prazo do contrato: negocie um contrato de pelo menos 6 meses com o seu fornecedor para que ambos aprendam com erros e acertos no processo.

Índices de qualidade dos leads: preocupe-se com isso, é importante que o lead seja atual.

Limite o volume de recebimento desses leads: se você recebe todos os leads de uma vez, provavelmente não tratará todos com a mesma importância, logo, terá uma taxa de conversão baixa.

Negocie cláusulas de rescisão: se você está com conversões de 5% ou menos, deixe claro para o fornecedor que há uma cláusula de rescisão para isso, até porque ele provavelmente está te fornecendo mailings e não leads.

Conclusão

Como você pode ter visto, é melhor gerar leads do que comprar leads qualificados, caso você tenha um pensamento a longo prazo para sua empresa. Mas, caso você queira resultados imediatos, compre-os, mas, lembre-se de ter os cuidados acima na hora da compra. 

Muitos fornecedores passam mailings ao invés de leads para seus clientes. Isso faz com que você pague por algo que não pediu e também, gera maiores prejuízos para sua empresa.

Possui algum interesse na compra de leads? Conheça nosso serviço de Geração de Leads!