Featured Snippet1 (1)Um dos maiores desafios de quem quer fazer um bom trabalho em marketing digital é conseguir ficar bem posicionado na busca orgânica do Google. De preferência na primeira posição. Mas você sabia que também é possível deixar seu site na posição 0? Conheça o Featured Snippet e veja como deixar o seu site na parte de maior destaque da busca.

O que é Featured Snippet

Você já deve ter percebido que em algumas buscas feitas no Google, logo abaixo dos anúncios aparece um box de destaque com uma resposta resumida sobre o que você perguntou. Isso são os Featured Snippets.

Em resumo, o Google oferece uma resposta direta para a pergunta do usuário. Ou seja, em vez de precisar ir para outra página da internet para obter a resposta, é possível responder a pergunta diretamente na página de busca.

Quando um usuário faz uma pergunta na pesquisa Google, é possível que a primeira resposta (ou melhor, a resposta 0) seja apresentada em um Featured Snippet, ou seja, um bloco com destaque especial no topo da página de resultados da pesquisa. Esse bloco inclui um resumo da resposta procurada. Ele é extraído automaticamente de uma página da Web e apresentado juntamente com o link e o título da página.

Um Featured snippet pode ser parecido com este exemplo:

Featured Snippet - exemplo computador

Essa função do Google é gerada automaticamente e não é passível de anúncio. Então como um conteúdo consegue entrar para o grupo seleto de sites na posição 0 da busca orgânica? Através de um algorítimo o Google identifica qual texto melhor responde uma determinada questão do usuário. Vale deixar claro que a “melhor resposta” pode não ser a que possui o melhor conteúdo, e sim a que se encaixa melhor nas regras da ferramenta.

Essa função está disponível para alguns tipos de palavras-chave: se os Featured snippets servem para dar respostas rápidas aos usuários, é normal que ele só apareça para palavras-chave que formem perguntas, certo? Buscas no Google com palavras como how to, what, how, etc. E é isso mesmo que o Google fez. Mas mesmo assim, nem todos os termos em formato de pergunta contém esse box de destaque. Segundo o Stone Temple, apensa 19% dos termos de pesquisa em forma de perguntas têm featured snippets. Mas isso tem aumentado muito com os anos, o que significa grande investimento nesse função. E seu site não pode ficar fora dessa tendência!

Por que quero meu site nessa posição?

Toda empresa com uma boa e estruturada estratégia de marketing digital quer aparecer no primeiro lugar da busca orgânica.

Mas existe outro fator que irá fazer você buscar o Featured snippet com mais afinco: a escolha de qual site irá ocupar esse lugar privilegiado não funciona da mesma maneira que o rankemento orgânico. Isso significa que mesmo o seu site não estando entre as primeiras posições do Google, ainda é possível que ele esteja na posição 0! O site Moz analisou 981 snippets e verificou os rankings de cada página. A maioria dos resultados não foi uma surpresa: 70% dos snippets foram retirados de resultados que aparecem em 1º, 2º ou 3º lugar. Mas os outros 30% vieram de páginas que aparecem entre o 4º e o 71º lugar!

Veja o gráfico abaixo:

Feature Snippet - rankeamento das páginas

E o que isso quer dizer para quem está começando uma estratégia de marketing digital? A busca pela primeira posição orgânica vai continuar normalmente (é o que fazemos todos os dias, certo?). Afinal, os sites situados na primeira posição orgânica têm até 30% mais clique que as demais posições da busca. E mais acessos é o primeiro passo para gerar mais leads e, consequentemente, mais vendas. Mas agora um outro fator deverá entrar no mindset do time de marketing: responda às perguntas dos usuários e tente atingir a posição 0!

Featured snippet é sempre bom?

Se você acha que o Google criou o Featured snippet para aumentar os acessos de alguns sites, está muito enganado. O Google desenvolveu essa função para ajudar o usuário e também manter o cliente por mais tempo em sua página. Em vez de fazer uma pesquisa e em seguida já entrar em um dos sites listados, o cliente agora obtém a resposta direto no Google. Isso significa mais tempo na página e, o mais importante: mais tempo vendo os anúncios!

E se o cliente obtiver a resposta para a pergunta sem precisar clicar no seu site, o que vai acontecer? Em vez de subir os acessos, eles irão cair drasticamente! Então é preciso ficar atento para o feitiço não voltar contra o feiticeiro. Ao otimizar a página para aparecer no Featured snippet, cuidado para não dar todas as respostas de uma vez a ponto do cliente não ver necessidade de clicar no seu site.

Como colocar meu site na posição 0 do Google

Como colocar o seu site na posição 0 do Google é a “questão de um milhão de dólares”. Assim como as regras de SEO, o Google não divulga o passo a passo para atingir as melhores posições na busca orgânica. Mas diferente do SEO, o Featured snippet não possui tanta documentação sobre o assunto. Então, tudo ainda é muito experimental. Mas algumas práticas poderão te ajudar muito e, de qualquer forma, não irão atrapalhar em nada seu trabalho de SEO normal. Confira:

  • Escolha palavras-chave de cauda longa

Se o Featured snippet serve para responder a perguntas dos usuários, você precisa saber qual a pergunta. Sendo assim, em vez de utilizar palavras-chave simples, busque as opções de cauda longa. De preferência com palavras que marcam uma pergunta: “quem”, “o que”, “como”, “onde”, “qual” e “por que”.

  • Foque no usuário

Como todas as regras de rankeamento do Google, o que mais importa é a experiência e utilidade daquele material para o usuário. E para o Featured snippet não é diferente. Antes de publicar um conteúdo, se pergunte: “Um iniciante no assunto vai entender todo esse artigo?”. É preciso ser o mais didático possível para aparecer na posição 0 do Google.

  • Responda à questão do usuário

A questão principal do conteúdo precisa estar respondida de forma concisa em algum momento. Para aumentar ainda mais as chances de aparecer no Featured snippet, o ideal é repetir a pergunta da palavra-chave em um dos inter títulos e logo depois um parágrafo com a resposta daquela pergunta de forma bem simples. Ao longo do conteúdo você irá destrinchar aquele tema ao máximo, mas é necessário uma resposta concisa que irá aparecer no box de destaque. Mas cuidado para não responder à pergunta de forma muito breve a ponto do seu cliente não precisar entrar no seu site para saber a resposta. Se não seus acessos irão despencar em vez de subir. O ideal é criar um Cliffhanger, ou seja, um gancho para que o usuário queira clicar no site para saber mais.

  • Deixe seu conteúdo atrativo

Abuse de listas enumeradasinfográficos, prints de tela, vídeos etc. Isso tudo irá contar pontos tanto no SEO tradicional quando no snippet.

Mas não espere que um conteúdo formatado para Featured snippet irá indexar nessa posição em segundos. Se você já trabalha com SEO, sabe que o processo pode ser muito lento. Então sempre que você tiver uma proposta milagrosa sobre como colocar um conteúdo no snippet do Google, pode desconfiar. Para se alcançar bons resultados e aumentar o tráfego orgânico é preciso um trabalho planejado e consistente. Se sua empresa ainda não produz conteúdo para a web, que tal começar hoje para ter resultados no futuro? Veja o que a Gdax conseguiu atingir com uma estratégia sólida em SEO:

Resultados com Featured Snippet na Gdax

Nos sites de nossos clientes trabalhamos com para atingir as primeiras posições do Google com foco em resultado e vendas. E isso também inclui a posição 0. Hoje vamos falar de um case de sucesso da Gdax quando o assunto é Featured snippet: o Compre Oi.

Iniciamos a estratégia de colocação dos conteúdos na posição 0 do Google e em pouco tempo o resultado foi muito satisfatório. Conteúdos que estavam rankeadas no final da primeira página agora estão na posição mais alta depois dos anúncios. Veja o exemplo abaixo:

Feature Snippet busca compreoi

Outro ponto importante de ser citado é o aumento nos acessos dessas páginas. Veja abaixo o gráfico do Google Analytics que mostra o dia em que uma página do Compre Oi se tornou snippet no Google:

Featured Snippet - Gráfico Compre Oi1 (1)

O crescimento no número de acessos dessa página foi de 170% de um dia para o outro. Incrível, não?

Quer alavancar suas vendas online? Então você precisa conhecer 5 Estratégias de Marketing Digital e E-commerce.

Letícia é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela PUC Minas. É certificada em Marketing de Conteúdo pela Rock Content, Hubspot e Resultados Digitais. Trabalha com Marketing Digital há mais de 3 anos e hoje é Analista de Marketing Digital na Gdax.

Pin It on Pinterest

Compartilhe!

Compartilhar nas redes sociais