ferramentas do GoogleO Google está presente na vida de praticamente todas as pessoas do mundo. Seja através do sistema de busca, através do YouTube, ou até mesmo do Gmail. Mas o que muitos não sabem, é que existem centenas de outras ferramentas do Google disponíveis para diversos objetivos.

Abaixo vamos listar as principais ferramentas utilizadas para otimizar o marketing digital da sua empresa e, consequentemente, alavancar as vendas! Confira:

Page Speed Insight

Essa ferramenta é utilizada para avaliar a velocidade de uma página na internet. Se a sua empresa já possui um site, é preciso verificar se ele possui todos os pré-requisitos de usabilidade e velocidade. Essa ferramenta pode ser uma grande aliada nessa avaliação.

A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos. Quanto mais pontos uma página possui, melhor está o seu desempenho. É preciso ficar atento, pois o Page Speed não considera o desempenho de uma conexão de rede. Isso significa que essa ferramenta considera apenas aspectos de desempenho da página: configuração do servidor, estrutura o HTML e uso de recursos externos como imagens, JavaScript e CSS. Nesse sentido, uma página com nota alta no Pagespeed não necessariamente irá abrir rápido em todos computadores do mundo. O motivo é que a conexão de rede também influencia muito nessa velocidade.

Importância para sua empresa

Ter o Pagespeed como um parâmetro de qualidade do seu site traz diversos benefícios para seu negócio. Confira os principais:

  • Pagespeed está alinhado com as melhores práticas do Google. Se o seu site tiver nota boa nessa ferramenta, terá mais chances de rankear bem na busca orgânica;
  • Mais importante do que SEO é a experiência do usuário. Com um site rápido, seu visitante terá muito mais chance de adquirir um produto da sua empresa;
  • Informação praticamente desenhada sobre o que precisa melhorar no seu site.

Keyword Planner

Se sua empresa já está investindo em marketing digital, provavelmente já estão fazendo estudo de palavras-chave para melhorar o rankeamento do Google, certo? Para escolher as melhores palavras e alavancar sua estratégia de marketing, é necessário uma ferramenta poderosa, como o Keyword Planner. Ela fornecerá todas as informações necessárias das palavras-chave como: volume, CPC, Concorrência, Número de resultados, etc.

Importância para sua empresa

O Keyword Planner fornece informações sobre palavras-chave e ajuda a construir uma sólida estratégia de SEO para sua empresa.

É possível utilizar estatísticas como o volume de pesquisa para ajudar a decidir quais as palavras-chave utilizar em sua campanha nova, por exemplo. É possível realizar previsões de desempenho de uma palavra-chave com um determinado lance ou orçamento através dos cliques previstos e as conversões estimadas. Estas previsões também podem ser úteis no momento de decidir quais os lances e orçamentos a definir.

Google Trends

Google Trends é uma das ferramentas do Google mais relevantes. O objetivo dela é mostrar os mais populares termos buscados na internet. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo em particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas. Também permite ao usuário comparar o volume de procuras entre duas ou mais condições. Além disso, são mostradas notícias e gráficos relacionados àquele termo além de possíveis motivos para aumento ou diminuição do volume de busca.

Ao realizar uma busca por um determinado termo, é possível comparar dois ou mais termos específicos e descobrir qual deles tem mais busca na internet. Ele não apresenta números específicos de impressões, mas permite comparações em períodos e regiões geográficas.

Importância para sua empresa

Hoje em dia, está em alta falar sobre real-time marketing. Mas o que isso significa e como o Google Trends pode te ajudar? Real-time marketing é aproveitar o que está em sendo dito pelos usuários e utilizar esse volume de buscas e engajamento a favor de uma marca. Com o Trends é possível descobrir o que está em alta na internet e aproveitar o gancho para algum material ou ação promocional para sua empresa.

Além disso, a busca do Trens possibilita que dois ou mais termos sejam comparados. Nesse sentido, o Trends combinado com o Keyword Planner (outra ferramenta do Google) pode gerar grandes insights de palavras-chave e SEO. Talvez mais importante do que ver a relevância de uma palavra-chave comparada com outras, é poder perceber a sazonalidade de busca. Com o Trends é possível perceber se uma palavra-chave desempenha melhor em determinada época do ano ou em determinada região do Brasil ou do mundo.

Google AdWords

Se a sua empresa quer estar nas primeiras posições na busca do Google a curto prazo, o Google AdWords é fundamental. Esta ferramenta permite que você produza anúncios que serão exibidos nas primeiras posições, antes mesmo dos resultados orgânicos. Mas como esta ferramenta funciona?

Você deve criar campanhas no AdWords e comprar palavras-chave para as quais você deseja aparecer. Você pode usar o Keyword Planner, já citado acima, para te ajudar a encontrar as palavras certas para comprar.

Ao escolher as palavras, você irá concorrer em um leilão pelas melhores posições. Para isso, é preciso determinar quanto deseja pagar por cada clique em seu anúncio. Assim, quando uma pessoa digitar por determinado termo no Google, seu anúncio poderá aparecer, levando-a direto para o seu site. No artigo Como funciona o Google? explicamos mais sobre este assunto.

O Google analisa diversos fatores para determinar o posicionamento do seu anúncio. Alguns desses fatores são:

  • O CPC (Custo por clique) que você determinou;
  • Qualidade do anúncio;
  • Qualidade da página de destino.
Importância para sua empresa

O Google AdWords possui um resultado imediato. Permite que você seja encontrado pelo seu público-alvo ao pesquisar pelas suas palavras-chave no Google a curto prazo. Mesmo quando suas palavras-chave são mais difíceis de ranquear na busca orgânica, você poderá ter um ótimo resultado com esta ferramenta.

Além disso, dentro do próprio Google AdWords você encontra outras ferramentas muito úteis para suas estratégias, como o Planejador de palavras-chave e a integração com o Google Analytics. Você encontra também alguns relatórios para acompanhar os resultados.

Conclusão

Citamos nesse artigo algumas das ferramentas do Google que achamos mais importantes. A verdade é que existem muitas outras. O importante é que você avalie junto ao seu time de Marketing quais fazem sentido para seu negócio e insira-as na rotina. Trabalhando com as ferramentas corretas e utilizando-as de maneira inteligente é certo que o sucesso do seu negócio virá.

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