gestão comercialA utilização da tecnologia na gestão comercial está cada vez mais presente em todos os aspectos. Tanto na utilização de softwares, processos, ou novas ferramentas que auxiliam nas vendas.

A Tecnologia está atrelada a um melhor desempenho do seu negócio. Por isso, hoje em dia é fundamental o uso de alguma ferramenta que auxilia tanto na performance da sua equipe, quanto na automação processos.

Como o uso da tecnologia agrega na gestão comercial?

Precisamos pensar primeiramente nas mudanças nos hábitos dos consumidores e como essas mudanças impactam no modo de vender um determinado produto ou serviço.

Um ponto importante para a melhora da gestão comercial é a automação. Automatizar processos é muito valioso, pois garante uma assertividade maior e poupa tempo da sua equipe em determinados trabalhos operacionais. Ou seja, você também pode investir mais na especialização e capacitação da sua equipe.

O próprio CRM é um dos exemplos de como uma ferramenta pode ajudar nas vendas. Ele permite o cadastro de clientes, pós-vendas, pipeline, informações sobre potenciais clientes, entre outros.

A tecnologia na gestão comercial irá te ajudar:

  • Na gestão do tempo;
  • No controle comercial;
  • Na interação com os clientes e possíveis clientes;
  • Inteligência de mercado;
  • em Medir desempenhos;
  • No acompanhamento da aderência do seu produto/serviço no mercado.

Parceria entre área de TI e vendas

Não é apenas a parceria entre marketing e vendas que permite resultados melhores em vendas. A parceria entre as áreas de tecnologia da informação e de vendas também é extremamente importante para o crescimento das vendas. Pelo simples motivo de que as equipes conseguem se ajudar com informações e consequentemente facilitam a criação de processos automatizados, ou até mesmo na geração de informações mais precisas.

Ao analisar e entender as principais informações que o gestor comercial precisa ter em mãos, o time de TI poderá criar ferramentas visando entregar resultados de forma rápida, prática e assertiva para a empresa.

Como a tecnologia mudou a realidade das vendas

A tecnologia ajudou e tornou possível maiores interações com os clientes de diferentes maneiras. O relacionamento e as interações com clientes acontecem o tempo todo e de formas mais assertivas.

Um exemplo desse relacionamento mais próximo e assertivo, são as campanhas de e-mail marketing. Conseguimos avançar a persona na jornada de compras, passando informações sobre seu produto ou serviço. Isso é extremamente importante, pois sua empresa ganha autoridade no mercado

Como foco estratégico, mapear e analisar concorrência, entender quem é seu público-alvo e pesquisas de personas, são primordiais para aumento da performance de vendas. Hoje a competição não está apenas na concorrência direta da empresa, mas também em nos mecanismos de buscas e afins. Por isso é essencial entender a jornada de compra do seu cliente para que você alcance resultados esperados.

  • Vendas virtuais

As vendas virtuais também são ótimas aliadas para seu negócio. Além de ser mais um canal de vendas, é possível atrair pessoas interessadas em seu produto ou serviço e se relacionar com elas até o momento da compra. Ou seja, temos um aproveitamento maior de clientes e possíveis clientes.

  • Blog corporativo

Já sabemos que os conteúdos podem ser utilizados para atrair tráfego, gerar leads e oportunidades de negócios. Mas, além disso, os conteúdos podem ser utilizados como referência em determinados assuntos no seu mercado. Isso faz com que além de ter autoridade e relevância nas páginas, você também ganha autoridade com o cliente.

  • Campanhas para gerar maiores oportunidade de vendas

Com a tecnologia conseguimos gerar maiores oportunidades de vendas através de algumas estratégias de marketing digital, como por exemplo, campanha no Google. Somos capazes de atrair, captar e qualificar oportunidades de negócio, para o nosso time de vendas transformarem essas oportunidades em vendas.

Ou seja, você consegue ter uma ampliação de estratégias a serem utilizadas com o objetivo de obter maiores resultados. 

  • Qualificação dessas oportunidades

Qualificar oportunidades geradas em sua empresa tornou-se possível através de ferramentas de automação de vendasCom essa qualificação, o trabalho dos vendedores ficam mais assertivos e mais consultivos. Uma vez que um possível cliente já está maduro o suficiente para a compra do seu produto ou serviço, fica mais fácil entender como sua empresa pode ajudá-lo.

Existem ferramentas de automação para que o processo de qualificação fique automático de acordo com os objetivos da sua empresa.

  • Redes sociais e e-mail

As redes sociais não são utilizadas apenas para divulgar seu negócio. Elas são excelentes para engajamento, relacionamento e atração de novos usuários. São importantes para o aumento do tráfego e da autoridade do seu site ou blog no mercado.

Já as campanhas de e-mail também são para se relacionar com os clientes e prospects. Em seus principais formatos: transacionais, relacionais e promocionais, podem servir para o envio de promoções, ofertas, notícias ou qualquer outro assunto.

Conclusão

Para uma gestão comercial mais assertiva, é necessário entender e desenvolver estratégias utilizando seu poder tecnológico. É preciso definir seus objetivos, alinhá-los com sua equipe, fazer uma pesquisa de mercado, criar uma persona, entender sua jornada de compras e aí sim, você define todas suas estratégias comerciais para atração e qualificação de novas oportunidades.

Fique sempre ligado nas mudanças que a tecnologia na gestão comercial traz e a utilize a seu favor.

Para entender mais de algumas ferramentas, principalmente o CRM e como ele pode ajudá-lo cada vez mais, baixe o Checklist: 10 passos para escolher o CRM ideal para seu negócio.