gestão comercialA utilização da tecnologia na gestão comercial está cada vez mais presente em todos os aspectos. Tanto na utilização de software, processos, ou novas ferramentas que auxiliam nas vendas.

A Tecnologia está atrelada a um melhor desempenho do seu negócio. Por isso, hoje em dia é fundamental o uso de alguma ferramenta que auxilia tanto na performance da sua equipe, quanto na automação processos.

Como o uso da tecnologia agrega na gestão comercial?

Precisamos pensar primeiramente na mudanças nos hábitos dos consumidores e como essas mudanças impactam no modo de vender um determinado produto ou serviço.

Um ponto importante é a automação. Automatizar processos é muito valioso, pois garante uma assertividade maior e poupa tempo da sua equipe em determinados trabalhos operacionais. Ou seja, você também poderá investir mais na especialização e capacitação da sua equipe.

O próprio CRM é um dos exemplos de como uma ferramenta pode ajudar nas vendas. Ele permite o cadastro de clientes, pós-vendas, pipeline, informações sobre potenciais clientes, entre outros.

Principais pontos na gestão comercial que a tecnologia pode ajudar:

  • Gestão do tempo
  • Controle comercial
  • Interação com os clientes e possíveis clientes
  • Inteligência de mercado
  • Medir desempenhos
  • Acompanhamento da aderência do seu produto/serviço no mercado

Parceria entre área de TI e vendas

Não é apenas a parceria entre marketing e vendas que permite melhores resultados em vendas. A parceria entre as áreas da tecnologia da informação e vendas também é extremamente importante para o crescimento das vendas. Pelo simples motivo de que as equipes conseguem se ajudar com informações e consequentemente facilitam a criação de processos automatizados, ou até mesmo na geração de informações mais precisas.

Ao analisar e entender as principais informações que o gestor comercial precisa ter em mãos, o time de TI poderá criar ferramentas visando entregar essas informações de forma rápida, prática e assertiva para o gestor.

Como a tecnologia mudou a realidade das vendas

A tecnologia ajudou e tornou possível maiores interações com os clientes de diferentes maneiras. Ou seja, o relacionamento e as interações com clientes e potenciais clientes acontece o tempo todo e de formas mais assertivas.

Um exemplo desse relacionamento mais próximo e assertivo, são as campanhas de e-mail marketing, onde conseguimos, além de avançar a persona na jornada de compras, passar informações sobre seu produto ou serviço. Isso é extremamente importante, pois sua empresa ganha maior autoridade no mercado

Como foco estratégico, mapear e analisar concorrência, entender quem é seu público-alvo e pesquisas de personas, são primordiais para aumento da performance de vendas. Hoje a competição não está apenas na concorrência direta da empresa, mas também em nos mecanismos de buscas e afins. Por isso é essencial entender a jornada de compras do seu cliente para alcançar resultados esperados.

  • Vendas virtuais

As vendas virtuais também são ótimas aliadas para seu negócio. Além de ser mais um canal de vendas, é possível atrair pessoas interessadas em seu produto ou serviço e se relacionar com elas até o momento da compra. Ou seja, temos um aproveitamento maior de clientes e possíveis clientes.

  • Blog corporativo

Já sabemos que os conteúdos podem ser utilizados para atrair tráfego, gerar leads e oportunidades de negócios. Mas além disso, os conteúdos podem ser utilizados como referência em determinados assuntos no seu mercado na hora da venda também. Isso faz com que além de ter autoridade e relevância nas páginas, você também ganha autoridade com o próprio cliente.

  • Campanhas para gerar maiores oportunidade de vendas

Com a tecnologia conseguimos gerar maiores oportunidades de vendas através de algumas estratégias de marketing digital, como por exemplo, campanha no Google podemos atrair, captar e qualificar oportunidades para serem trabalhadas no time de vendas.

Ou seja, você consegue ter uma ampliação de estratégias a serem utilizadas com o objetivo de obter maiores resultados. 

  • Qualificação dessas oportunidades

Qualificar cada oportunidade gerada em sua empresa tornou-se possível através de ferramentas de automação de vendasCom essa qualificação, o trabalho dos vendedores ficam mais assertivos e mais consultivos. Pois, uma vez que um possível cliente já está maduro o suficiente para a compra do seu produto ou serviço, e já conhece suas soluções, fica mais fácil entender como sua empresa pode ajudá-lo.

Existem ferramentas de automação para que o processo de qualificação fique automático de acordo com os objetivos da sua empresa com cada material ofertado.

  • Redes sociais e e-mail

As redes sociais podem ser utilizadas não apenas para divulgar seu negócio, mas também para atrair novos usuários para seu site ou blog. Ou seja, são excelentes para engajamento, relacionamento e atração de novos usuários para gerar tráfego e aumentar sua autoridade no mercado.

Já as campanhas de e-mail também são para se relacionar com os clientes e prospects. Em seus principais formatos: transacionais, relacionais e promocionais, podem servir para o envio de promoções, ofertas, notícias ou qualquer outro assunto.

Conclusão

Para uma gestão comercial mais assertiva, é necessário entender e desenvolver estratégias utilizando a tecnologia. É preciso definir seus objetivos, alinhá-los com sua equipe, fazer uma pesquisa de mercado, criar uma persona, entender sua jornada de compras e aí sim, você define todas suas estratégias comerciais para atração e qualificação de novas oportunidades.

Fique sempre ligado nas mudanças que a tecnologia traz para a área comercial e utilize a seu favor.

Para entender mais de algumas ferramentas, principalmente o CRM e como ele pode ajudá-lo cada vez mais, baixe o Checklist: 10 passos para escolher o CRM ideal para seu negócio.

Luíza é formada em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Una. Trabalha com marketing digital há mais de 3 anos, é especialista em inbound marketing e adora aprender e ensinar coisas novas.

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