Marketing Digital no Call CenterInvestir em Marketing Digital certamente é uma estratégia inteligente para alavancar suas vendas.

Mas se você ainda tem dúvidas ou não utiliza essa ferramenta veja como começar, qual a importância e o que não fazer.

Na gestão do marketing digital no call center, uma das maiores preocupações é  identificar se os investimentos feitos em marketing estão trazendo o retorno desejado e quais estratégias estão obtendo a melhor performance.

ROI (return over investment)  é uma das métricas mais empregadas nessa mensuração. É comum utilizar a seguinte fórmula para calculá-lo:

ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial

Para garantir aumento na sua lucratividade é preciso manter o ROI mais alto possível.

E a lógica é simples: boas estratégias de marketing geram melhores leads que convertem mais no seu Call Center.

Mas quais são as estratégias de marketing digital para impactar positivamente nesses resultados?

Aprenda 3 estratégias eficientes que irão aumentar o ROI do Marketing Digital no Call Center

 

1º Produza conteúdo evergreen

Evergreen é um termo em inglês que, na tradução livre, significa “sempre verde”.

O sentido dessa expressão é definir algo que está sempre na moda, que apesar do tempo, não se defasa facilmente.

Se o conteúdo produzido tem essa característica, certamente você não precisará atualizá-lo bom um bom tempo. Logo não terá retrabalho, o que reduz o seu custo com produção de conteúdo.

Outro ganho é que o material sendo perdurável, continuará atraindo novos leads  sempre que houver uma nova busca pelo assunto.

2º Invista em automação de Marketing Digital

Para fazer um eficiente trabalho de Marketing Digital, sobretudo em Inbound, é necessário criar um fluxo conciso de conteúdo e nutrição. Além de analisar variáveis para identificar as melhores estratégias para extrair bons resultados.

É possível realizar essas tarefas manualmente, mas hoje existem ferramentas capazes de fazê-las de forma rápida e eficiente.

Assim seu time irá reduzir o número de horas gastas nas primeiras análises e poderá focar em atividades mais estratégicas, pontuais e efetivas.

Por exemplo, o lead scoring é uma funcionalidade dos softwares  de automação que faz as primeiras análises com eficiência.

Com ele é possível atribuir de forma automática uma pontuação nos leads, com base em critérios previamente escolhidos.

E como isso vai cooperar para o aumento do ROI?

Bom, será possível filtrar os leads com maior pontuação, ou seja, os que estão mais propensos a comprar. O que possibilita o aumentando da conversão, sem aumentar custos.

3º Aumente seu ticket médio

Se você aumentar o ticket médio das suas vendas, o retorno para cada conversão será maior.

Sim, sabemos que o desafio não é fácil, pois depende do tipo de produto ou serviço que você oferece.

Essa estratégia para ser aplicada exige bom alinhamento de sua estratégia de marketing com a gestão do seu time do call center.

No primeiro momento, a inteligência de Marketing Digital além de atrair o lead, deve coletar de forma estrutura as preferências dele.

Em seguida esses dados devem ser usados pelos vendedores em duas técnicas:

  • Up selling – convencer o lead  adquirir uma versão mais cara do produto ou serviço escolhido. Mas para que argumentação seja embasada e, sobretudo, relevante para o lead é necessário que a equipe de vendas esteja munida com as informações reunidas na etapa de nutrição. Só assim os benefícios serão pertinentes para o lead, aumentando as chances da troca.
  • Cross selling – trata-se de incentivar o lead adquirir produtos ou serviços complementares. Aqui, novamente, é necessário um sistema de recomendação bem configurado. Por exemplo, para um lead que contrata uma TV por assinatura, a equipe de vendas pode sugerir um combo com canais adicionais de lutas e esportes. Caso veja no histórico de nutrição que o lead se interessa por conteúdos esportivos.

Repare que em ambas as técnicas, você vai precisar de integrar e automatizar seus sistemas de marketing digital e CRM. Entenda aqui a diferença entre esses sistemas.

Estratégia Bônus: Fidelize seus clientes

Essa pode ser a dica mais valiosa. Aqui a fidelização significa fazer com que o lead entre novamente no fluxo de compra, sem nenhum (ou com baixo) custo de marketing.

Quanto mais vezes ele volta, mais o ROI da primeira conversão se multiplica.

Mas para isso, é preciso ter um bom CRM e um bom sistema de automação de marketing digital. Pois será preciso inserir automaticamente esse lead em um fluxo de vendas que faça sentido e, sobretudo, que leve a uma nova conversão!

Vale a pena lembrar que quando falamos de marketing digital as estratégias não se resumem nas citadas acimas.

Explore ao máximo possível todas as ferramentas para que o ROI da sua empresa seja cada vez maior.

Quanto melhor seu marketing, maior seu ROI e vice-versa.

Quer mais dicas? Aprenda como tornar seu call center uma fábrica de vendas.

 

Fernando Lúcio é Administrador formado pela UFMG, possui MBA em Marketing pela FGV-RJ e MBA Internacional em MKT pelo ISCTE-Lisboa. Trabalha com Internet e Telecom desde 1997, foi executivo nas operadoras Oi e Claro. Desde 2009 é Sócio Diretor da GDAX e vem implementando a cada dia os conceitos de Marketing Digital na gestão de Call Center, criando assim o Call Center Inteligente. Apaixonado por tecnologia e inovação, adora startups e desafios de alta complexidade.

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