O que é Google AnalyticsQualquer pessoa que esteja começando a entender e a utilizar estratégias de marketing digital já se deparou com o termo Google Analytics. Mas afinal, o que é Google Analytics?

Esta ferramenta, muito utilizada hoje pelos profissionais de marketing digital, te ajuda a aumentar o lucro da sua empresa. Quer saber como? É isso que vamos abordar neste artigo, bem como o que é Google Analytics e 5 motivos para você utilizá-lo.

 

Vamos começar?

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma plataforma totalmente gratuita que permite que você acompanhe o comportamento dos usuários no seu site. O sistema do Analytics monitora todo o tráfego do site e capta diversos dados úteis e interessantes, como:

  • Número de visitantes no site;
  • Páginas mais acessadas;
  • Quanto tempo os visitantes ficaram em determinada página;
  • Dados demográficos como idade e sexo dos usuários;
  • Dados geográficos como idioma e cidade dos usuários;
  • Qual dispositivo os usuários utilizam para acessar seu site;
  • Onde o usuário encontrou o seu site.

E muito mais!

Mas não basta saber o que é google Analytics. Veremos mais para frente que, o que pode parecer apenas um apanhado de números legais ou um brinquedo nas mãos de leigos, pode também se tornar uma ferramenta poderosíssima para suas estratégias de marketing digital. Pode te ajudar a aumentar suas visitas, suas vendas e seu lucro!

Mas vamos por partes.

Como usar o Google Analytics

Já explicamos o que é google Analytics, agora vamos avançar um pouco.

Para usá-lo é bem fácil, basta:

  • Criar uma conta no google.com/analytics/;
  • Informar o seu site para cadastrá-lo em sua conta;
  • Obter a tag de acompanhamento;
  • Cadastrar a tag de acompanhamento em todas as páginas do seu site.

 

Depois de instalado o código é só aguardar até que o Analytics comece a funcionar e coletar dados.

É importante ressaltar que ele só irá mostrar os dados a partir do momento em que o código foi instalado corretamente em seu site. Ele não mostra dados retroativos.

Agora você pode acessar os menus (imagem ao lado) e submenus que ficam localizados na lateral esquerda da ferramenta. Assim você consegue visualizar todos os dados e relatórios do seu site.

 

Afinal, por que devo usar o Google Analytics?

De acordo com pesquisa de 2015 feita pelo TFM Insights, 95% dos websites utilizam algum tipo de plataforma de análise. Desses websites, 92% utiliza o Google Analytics!

Mas por que tantas pessoas o utilizam? Não adianta saber o que é Google Analytics e como usá-lo sem entender o que você pode ganhar com ele.

Separamos 5 motivos para você se render de vez. Acompanhe:

1- Conheça o seu público

Se você já leu alguns de nossos artigos, deve ter notado que sempre falamos sobre a importância de se conhecer o seu público-alvo a fundo (como em 6 Erros ao utilizar o Marketing Digital em vendas). Este é, de fato, um dos primeiros passos e um dos itens principais para se iniciar qualquer estratégia de marketing. Quanto mais informações você tiver sobre o seu público, melhor.

O Google Analytics possui inúmeras informações valiosas sobre os usuários do seu site e sobre seus clientes, como já citamos mais acima. Essas são informações que você obtém sobre todos os visitantes do seu site. Não são somente sobre aquelas pessoas que aceitaram participar de uma pesquisa e ceder informações sobre elas.

É interessante juntar todos esses dados para ter uma ideia muito mais ampla sobre quem é o seu público.

2- Produza o conteúdo perfeito

Através do Analytics você pode descobrir o quão útil está o conteúdo do seu site para o seu público. Mas como?

Utilize os dados disponíveis para entender quais páginas estão gerando um maior índice de rejeição e quais possuem a maior taxa de conversão, por exemplo.

Você pode fazer alterações nos conteúdos do seu site até que os resultados estejam mais de acordo com suas metas e objetivos.

Faça testes até acertar. Afinal, sem um bom conteúdo, de nada adianta ter um milhão de visitas por dia!

3- Monitore suas campanhas de Marketing Digital

Já está começando a planejar suas estratégias e campanhas de marketing digital? Excelente! É através do Google Analytics que você irá verificar se elas estão dando certo.

Nesta ferramenta, é possível definir metas de acordo com os objetivos que você quer acompanhar. Esses objetivos podem ser vários, como o preenchimento de um formulário, o download de determinado material ou o número de vendas dos seus produtos.

Definidas as metas, você consegue acompanhar quantas vezes as pessoas estão realizando ações específicas no seu site.

Analise as informações coletadas nos seus relatórios do Analytics e o comportamento do público. A partir disso, verifique o que está bom e o que precisa melhorar.

Uma das metas que acompanhamos na GDAX, por exemplo, é o preenchimento do formulário de contato dos sites de nossos clientes. Conseguimos verificar quantas pessoas preencheram e de onde essas pessoas estão vindo (ou seja, se estão vindo de nossas campanhas de AdWords, de e-mail marketing, de origem orgânica, etc), como você pode ver abaixo.

4- Aumente suas vendas no e-commerce

O Analytics pode ser essencial para aumentar o sucesso da sua loja virtual.

Como citamos no item anterior, você pode definir como meta o número de vendas no seu site. Com isso é possível verificar quem está comprando no seu e-commerce, de onde estão vindo essas pessoas, dentre outros dados importantes. Assim, você consegue tomar decisões de negócios que sejam necessárias de acordo com a realidade do seu site e do seu público.

Melhor do que isso, você consegue verificar também quem não comprou no seu site, em qual etapa do processo de compra essas pessoas estão desistindo, e muito mais. Isso permite uma melhora constante do seu site, do seu produto e, consequentemente, do seu lucro final!

5- Tenha relatórios prontos e completos em um clique

Precisa comparar as visitas em seu site na semana passada com a mesma semana do mês anterior? Quer saber quantas vendas foram feitas depois que alterou a cor do botão de ação? Ou quanto tempo as pessoas passam no seu site? Você encontra isso e muito mais no Analytics. E com apenas um clique.

Existem os relatórios padrão, que já vem prontos e são uma mão na roda. Eles possuem dezenas de dados diferentes e são facilmente acessados nos tópicos correspondentes.

Porém, se você quiser ser mais prático, pode configurar um relatório personalizado que contém apenas as informações que você considera mais relevantes para você, todas em um só local.

E tem mais: você pode configurar o Analytics para te enviar determinados relatórios por e-mail.

Essa é uma excelente alternativa para quem se esquece de acessar o Analytics diariamente. Ou até mesmo para quem deseja enviar relatórios para outras pessoas, como funcionários e clientes. Você pode escolher o formato do relatório e a frequência de envio.

Conclusão

Depois de entender o que é Google Analytics, é fácil perceber como ele é uma ferramenta indispensável para qualquer website que não queira apenas “existir na internet”. São mais de 500 métricas diferentes e dados bastante úteis.

Por outro lado, é claro que os números sozinhos não dizem nada. É preciso interpretar esses dados e usá-los a seu favor. O Google Analytics é um grande aliado para aqueles profissionais que querem tomar decisões gerenciais baseadas em números.

Com ele, é possível fazer muito mais que contar o número de visitas do seu site. Aperfeiçoe seu site, seu conteúdo, suas estratégias de marketing, seu lucro!

Criar relatórios personalizados ajuda o seu trabalho e acompanhar o Analytics diariamente irá garantir seu sucesso e evitar prejuízos desnecessários. Sugerimos que você instale o Analytics em seu site assim que colocá-lo ao ar (ou o quanto antes!) e comece logo a coletar os dados mágicos que vão transformar o seu negócio.

Agora que já sabe o que é Google Analytics e porque deve utilizá-lo em seu site, confira nosso artigo 5 Estratégias de Marketing Digital e E-commerce.

Juliana é formada em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela PUC Minas. É certificada em Google AdWords e Google Analytics pela Google e em Marketing de Conteúdo pela Rock Content. Trabalha com Marketing Digital há mais de 3 anos, é redatora há 5 anos e, hoje, Analista de Marketing Digital na Gdax.

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