scale upVocê já deve ter ouvido falar sobre as startups. São empresas que estão em sua fase inicial e utilizam da inovação como tentativa de ganhar o mercado em que se encontram. Geralmente atuam no ramo de tecnologia, mas podem, também, atuar em outros segmentos.

Mas e empresas scale-up? O que são? Hoje vamos entender mais sobre esse termo um pouco menos utilizado no Brasil.

O que são empresas Scale-Up?

Scale-up é um termo não muito conhecido no Brasil, usado para definir empresas que possuem um alto poder de crescimento.

A Endeavor, organização que incentiva o empreendedorismo no Brasil, diz que scale-up são modelos de negócios que crescem ao menos 20% ao ano, por três anos consecutivos, em números de funcionários ou receita, algo extraordinário. Elas conseguem aumentar mais sua margem de lucro do que seu número de funcionários, além de possuir um perfil empreendedor de alto impacto, ou seja, um perfil que busca causar impactos na sociedade e no mundo.

Outro número interessante oferecido pela Endeavor é que, no Brasil, há cerca de 32 mil scale-ups, o que corresponde a menos de 1% do total de empresas. No entanto, elas são responsáveis por quase 50% dos novos empregos gerados no país. E enquanto uma empresa contrata em média 0,34 funcionário por ano, uma Scale-up gera 31 novos empregos. Isso nos mostra a importância dessas empresas para o país, para as pessoas e para o mundo.

Conclusão

Verificamos que as empresas scale-up são fundamentais para o crescimento do país e para a prosperidade da sociedade. Outra característica dessas empresas é que elas podem estar em qualquer ramo ou negócio. Não é necessário investir em tecnologia ou criar aplicativos para se tornar uma scale-up. O único fator imprescindível para que sua empresa se torne uma scale-up é a perseverança e o trabalho.

Dados nos mostram que 90% das empresas que estão em fase de crescimento, chegaram a esta fase após seu ano de vida. Logo, há muito trabalho antes do reconhecimento.

A Endeavor possui um programa que reconhece empresas scales-ups, no qual a GDAX faz parte. Quer conhecer um pouco mais sobre esse programa e sobre a GDAX? Acesse nosso post “GDAX: de promessa a uma Scale-up Endeavor”.