5-motivos-definitivos-para-automatizar-vendasVamos começar com uma afirmação importante: Sim! Você, com certeza, deve automatizar vendas!

Mas aí, você vai se perguntar, por que eu faria isso?

Porque, no geral, o objetivo final da venda é aumentar a lucratividade da sua empresa, então qualquer ferramenta que facilite esse objetivo é bem-vinda, certo?

Seu negócio vai ter não somente uma vantagem dessa tecnologia, mas sim (no mínimo) 5!

Nesse post nós vamos conversar um pouco sobre os 5 motivos definitivos para automatizar vendas! Se você ainda tem  dúvida sobre o que é sistema de automação de vendas (CRM), sugiro que você leia nosso post Sistema de automação de Marketing é igual CRM?.

1º As informações ficarão mais acessíveis

A cada venda realizada sua empresa adquire informações importantes como dados e preferências do cliente, produto/serviço vendido, contexto da venda, dentre outras. E com esse conhecimento sua equipe pode melhorar a performance de contato com clientes com perfis parecidos, não é mesmo?

Mas, para isso sua empresa precisa disponibilizar essas informações. Elas precisam ser acessíveis às pessoas que possam transformar esse material em fonte de conhecimento. Como treinamentos, manuais e cartilhas de técnicas de vendas, por exemplo.

O CRM  possibilita que esses dados circulem, que informações essenciais não fiquem restritas a cada vendedor. Esses dados são valiosos para seu negócio, eles serão sua fonte de auto aprendizado e aperfeiçoamento.

2º Ampla visão do cenário de vendas e intervenção imediata

Para alcançar as metas os esforços de vendas devem ser constantes, certo? Pois bem, imagine um cenário no qual o desempenho da sua equipe pode ser visto em tempo real e com precisão. Você consegue mensurar como isso pode ajudar na gestão e consequentemente na suas vendas? Fiz essa pergunta para um de nossos gestores, que possui mais de 5 anos de experiência, e vejamos:

“O acompanhamento hora é hora é essencial para manter toda a equipe engajada no resultado. Assim é possível agir para que o resultado aconteça.  Aplicar feedback em quem precisa para alcançar o resultado na próxima, parabenizar quem está com resultado bom e informar a todos do resultado da equipe. Sem o hora a hora a intervenção ocorreria somente no dia seguinte, ou após o resultado realizado, o que não adianta. A ação tem que ser imediata!”  Izabella Martins, Coordenadora de televendas  – GDAX Transformação Digital em Vendas

Interessante não é mesmo? Saiba que há vários tipos de CRM’s que permitem esse acompanhamento, além de gerar relatórios e gráficos que possibilitam uma boa análise e comparação de desempenho.

3º Aumento da produtividade

Esse com certeza é um motivo bastante animador e está muito ligado ao acompanhamento de resultados. Vamos entender a lógica: você está acompanhando de perto sua equipe e consegue agir em tempo hábil para atingir os resultados. Logo sua equipe vai ficar mais orientada e focada e, consequentemente será mais produtiva.

Além do mais, nem sua equipe, nem seus gestores e nem você terão que ser esforçar para colher e estruturar dados, ao optar por automatizar vendas. Você deve escolher um sistema CRM que gere os relatórios que seu negócio necessita. Automatizando essa etapa, sua equipe fica focada no que importa: em vender! Diminuindo o desperdício de tempo em rotinas.

4º Redução de custos operacionais

Se não há mais necessidade de desperdiçar muito tempo em rotinas, também não será mais necessário desperdiçar dinheiro. Pense que nesse cenário (utilizando um CRM) não é preciso mais alocar pessoas específicas para coleta, registros e geração de dados, está tudo automatizado, lembra? Um sistema de automação é capaz de coletar e salvar com organização um volume significativo de dados. Assim, de acordo com as necessidades do negócio, você pode alocar o recurso que ficará disponível com a redução para fazer investimentos que serão mais significativos.

5º Base de dados e informações mais seguras

As informações que a empresa possui também fazem parte do seu patrimônio, acredite! Nós vimos antes que dados são informações que podem gerar conhecimento. Logo, nenhum conhecimento pode ser perdido.

É necessário assegurar que toda sua base de vendas não se perca, mesmo após anos e anos de dados. Os CRM’s conseguem armazenar uma quantidade significativa de informações. Além de gerar backups, para os casos de ataques ou outros imprevistos.

Esqueça aquele tanto de papéis e planilhas espalhadas em inúmeras pastas esse tipo de armazenamento além de ser pouco seguro é menos gerenciável.

Por fim, é fato que automatizar vendas é importante para que o negócio ganhe proporções maiores. Na verdade, é fácil conseguir enumerar bem mais que 5 motivos para usar essa tecnologia. Mas, por ora, ficamos por aqui, já que existem também outras ações que ajudam (e muito) uma empresa alavancar, sobretudo, se estamos falando de vendas remotas. Pensando nisso, separei alguns posts que falam mais sobre esse assunto:

Como aumentar vendas no varejo com Marketing digital