O Google AdWords é uma importante ferramenta de Marketing Digital. É o sistema de Links Patrocinados mais conhecido em todo o mundo. Escrevemos sobre ele em vários de nossos artigos, e se você está chegando aqui agora, provavelmente já viu o termo antes em outro lugar. Já fizemos um artigo sobre Como Funciona o Google de um modo geral. Hoje, vamos falar o que é e como funciona o Google AdWords.
Vamos apontar pontos negativos e positivos desta ferramenta com o intuito de te ajudar a decidir se ela deve ser utilizada como uma das estratégias de marketing digital da sua empresa.
O que é Google AdWords
Antes de explicar como funciona o Google AdWords, vamos explicar o que ele é.
O Google AdWords é o sistema de Links Patrocinados do Google. Nele, as empresas podem anunciar seus produtos produzindo e inserindo publicidade, tanto no mecanismo de busca do Google, quanto em sites de parceiros do Google. Assim, toda empresa que utiliza o sistema tem um espaço na página de busca do Google quando um potencial cliente pesquisa por seus produtos.
Veja um exemplo de anúncios do Google AdWords na imagem abaixo:
Nesse caso, ao pesquisar por “óculos de sol”, aparecem alguns anúncios na parte superior da página (o Google Shopping no topo e o Google AdWords logo abaixo). Perceba que esses anúncios estão sempre sinalizados para que os usuários não os confundam com resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não são patrocinados e que estão localizados logo abaixo.
O Google AdWords é muito interessante para as empresas. Como o Google é o principal site de buscas de todo o mundo e é acessado diariamente milhares de vezes, o AdWords é uma grande oportunidade para que as empresas apareçam e conquistem novos clientes.
Também é interessante para o usuário porque mostra anúncios relevantes. Para aperfeiçoar os resultados, o Google leva em conta não só a palavra-chave pesquisada, mas também o perfil do usuário e a localização geográfica. Isso resulta em muita precisão nos resultados de busca e na satisfação do usuário.
Como funciona o Google AdWords
Agora que já aprendeu o que é, vamos ensinar como funciona o Google AdWords.
O Google AdWords funciona como um leilão. Para exibir seus anúncios no Google, você precisa comprar as palavras-chave para as quais você deseja aparecer. Ao escolher suas palavras, você irá concorrer nesse leilão pelas melhores posições.
Nesse leilão é preciso determinar o quanto deseja pagar por cada clique em seu anúncio. Você pode escolher um valor para cada palavra-chave que inserir na campanha. Este será o valor máximo que você irá pagar. Dependendo da sua classificação e dos seus concorrentes, você pode pagar muito menos.
Para determinar o posicionamento dos anúncios, além do custo por clique (CPC) o Google também analisa uma série de outros fatores em seu algoritmo, dentre eles:
- Qualidade do anúncio;
- Qualidade da página de destino (landing page).
Com base em todas essas informações juntas, o Google seleciona automaticamente as posições de todos os anúncios que estão concorrendo para cada palavra-chave. Por isso é importante ter anúncios bem feitos e uma landing page de qualidade e objetiva. Você pode alcançar as melhores posições e gastar muito menos!
Como o Google AdWords cobra
O melhor desse sistema é que você paga por clique (CPC). Isso significa que você só irá pagar quando alguém realmente clicar no seu anúncio. Se o anúncio aparecer e o usuário não clicar, nada será cobrado.
O sistema mais utilizado no Google AdWords é o CPC, mas você também pode optar:
- pelo CPM (custo por mil impressões) – Paga por cada vez em que seu anúncio atingir 1.000 visualizações;
- pelo CPA (custo por aquisição) – Paga por cada objetivo concluído em seu site (um formulário preenchido, uma compra feita, ou qualquer outra meta que você escolher).
É necessário otimizar a campanha alterando os anúncios, fazendo testes A/B nos anúncios e nas landing pages do seu site, excluindo e acrescentando novas palavras-chave, dentre outras atividades. Assim, você garante sempre os melhores resultados com a campanha, gastando menos e tendo cada vez mais retorno e lucro para sua empresa.
Vantagens e Desvantagens do Google AdWords
Você já aprendeu o que é e como funciona o Google AdWords. Agora deve estar se perguntando se vale a pena investir nessa ferramenta e se ela será boa para o seu negócio e estratégias.
Para te ajudar a chegar a essa conclusão, separamos algumas vantagens e desvantagens sobre o Google AdWords.
Veja a seguir:
Vantagens | Desvantagens |
Você alcança as primeiras posições na busca do Google. | É uma mídia paga. |
Maior visibilidade para sua empresa. | Necessita de gerenciamento e otimizações constantes por um profissional experiente. |
Resultado imediato. | Concorrentes de grande porte podem ser muito difíceis de ultrapassar sem um excelente planejamento. |
Seus anúncios são exibidos quando alguém procura pelo seu produto. | – |
Conclusão
O Google AdWords é uma ferramenta bastante utilizada no marketing digital e pode ajudar a sua empresa a alcançar ótimos resultados. Para isso, é necessário saber como funciona o Google AdWords e estar sempre otimizando a campanha. Isso significa que será preciso dispor de tempo e verba para gerenciá-lo corretamente e tirar o melhor proveito possível dele.
Decidir se sua empresa precisa investir no AdWords é uma decisão que cabe somente a você. Entretanto, diante dos resultados que já conseguimos aqui na GDAX com nossos clientes, recomendamos muito. Aliado ao Sistema de Automação de Marketing, o Google AdWords é um dos principais geradores de leads qualificados para nossos clientes – leia o artigo Sistema de Automação de Marketing é igual a CRM? para entender mais sobre isso.
Trace suas metas e identifique como encaixar o Google AdWords em suas estratégias para aumentar o lucro da sua empresa!
Continue acompanhando nossos artigos: 4 ferramentas do Google para alavancar suas vendas.