Você sabe o que significa comprar leads qualificados?
O que é melhor? Comprar ou gerar leads? Caso você prefira comprá-los, quais os cuidados necessários?
Saberemos neste post do que se trata a compra de leads, qual a melhor opção entre comprá-los e gerá-los e as principais precauções que o cliente deve tomar caso opte pela compra.
Comprar leads qualificados, o que é isso?
Comprar leads qualificados auxilia na melhora da taxa de conversão da sua empresa, pois se trata de pessoas que já demonstraram interesse em comprar o produto.
As empresas compram leads para obter resultados imediatos. Isso ocorre pois o cliente está “fresco” e possui intenção de adquirir o produto. Gerar leads, demanda maior tempo e estratégias, com isso, as empresas optam pela sua compra, focando em resultados e estratégias de curto prazo.
Esses leads fornecidos para a empresa são qualificados pois já passaram por todo o funil de vendas, o que faz com que a taxa de conversão seja maior.
O maior problema dessa estratégia é: muitas empresas fornecem mailings ao invés de leads.
Falaremos sobre todos os cuidados que você deve tomar durante a compra, logo mais.
Caso você tenha interesse em entender mais sobre mailings e leads, veja nosso post: “Mailing ou leads: Saiba a diferença”
Comprar Leads x Gerar Leads
Essa questão é muito pertinente, o que seria melhor? comprar leads ou gerar leads?
Gerar seus próprios leads é muito mais rentável e importante a longo prazo. Essa opção é a melhor, caso você tenha um pensamento a longo prazo para sua empresa.
Para gerar leads é necessário uma boa estratégia de Marketing Digital, que envolve:
- Criação de landing pages;
- Criação de personas;
- Gestão de Ads;
- Produção de conteúdo;
- Dentre outros fatores.
Tire suas dúvidas sobre o Inbound Marketing em nosso post: “O que é Inbound Marketing e como ele pode alavancar suas vendas”.
Como esse processo demanda tempo, muitas empresas optam pela compra dos leads. Porém, para essa estratégia, é necessário tomar algumas precauções.
Cuidados na compra de leads qualificados
-
Volume de leads
Este ponto é muito importante! Se você receber 2000 leads de uma vez, provavelmente você não tratará esses 2000, isso fará com que você atole sua operação e queime leads. Logo, você terá uma baixa taxa de conversão.
O que é recomendado?
Recomenda-se que sua empresa tenha um fluxo constante de leads. Ou seja, ao invés de receber os 2000 leads todos de uma vez, é muito mais vantajoso e lucrativo para sua empresa, receber 50 por dia. Assim, será possível trabalhar todos eles durante o dia, dando a devida importância para cada um. Logo, sua taxa de conversão será maior.
-
Mailings
Os fornecedores não estão nem aí para sua taxa de conversão. Logo, você deverá se preocupar com isso, pois uma taxa de conversão muito baixa, abaixo de 5%, nos informa que provavelmente esses fornecedores estão nos fornecendo mailings e não leads.
Caso isso ocorra é importante criar condições, para que você não saia no prejuízo, falaremos sobre essas condições no próximo tópico.
-
Condições contratuais
É necessário que você crie um contrato com seu fornecedor envolvendo os seguintes aspectos:
Prazo do contrato: negocie um contrato de pelo menos 6 meses com o seu fornecedor para que ambos aprendam com erros e acertos no processo.
Índices de qualidade dos leads: preocupe-se com isso, é importante que o lead seja atual.
Limite o volume de recebimento desses leads: se você recebe todos os leads de uma vez, provavelmente não tratará todos com a mesma importância, logo, terá uma taxa de conversão baixa.
Negocie cláusulas de rescisão: se você está com conversões de 5% ou menos, deixe claro para o fornecedor que há uma cláusula de rescisão para isso, até porque ele provavelmente está te fornecendo mailings e não leads.
Conclusão
Como você pode ter visto, é melhor gerar leads do que comprar leads qualificados, caso você tenha um pensamento a longo prazo para sua empresa. Mas, caso você queira resultados imediatos, compre-os, mas, lembre-se de ter os cuidados acima na hora da compra.
Muitos fornecedores passam mailings ao invés de leads para seus clientes. Isso faz com que você pague por algo que não pediu e também, gera maiores prejuízos para sua empresa.