core businessO que é Core Business de uma empresa?

Core business significa “a parte principal de um negócio”. O core business de uma empresa é definido a partir da sua principal estratégia para o mercado e leva em consideração fatores importantes como clientes, produtos, tecnologia e mercado.

Uma empresa, por melhor ou maior que seja, não é capaz de ter excelência em tudo que faz. É importante que ela reconheça qual é sua atividade principal e por que se destaca no mercado. Somente dessa forma será possível priorizar a atuação na atividade principal e terceirizar as demais.

O Core Business de uma empresa não pode ser  terceirizado, o processo tem que ser todo controlado pela organização. Por exemplo, ela pode até terceirizar a fabricação, mas não a criação do produto.

É de suma importância que as empresas enxerguem que definir o core business faz toda a diferença no resultado final do negócio. Alguns dos riscos de se definir de maneira equivocada o core business, ou não dar a devida atenção para tal, é a ineficácia na utilização dos recursos do negócio, além de enfrentar dificuldades para trabalhar com a concorrência e trabalhar sem estratégia definida.

O crescimento sustentável requer liderança do core business, e todos os colaboradores da empresa, devem ter acesso a esta informação.

Como definir o Core Business da sua empresa

Para definir o Core Business de uma companhia, os gestores devem levantar algumas questões importantes.  São elas:

– Qual é a atividade principal do negócio?
– Com o que sua empresa trabalha?
– Como seu negócio se diferencia da concorrência?
– Como sua empresa é relevante no mercado?
– Seu produto consegue interagir com quais tipos de serviço?

Com todas as respostas em mãos, você chegará rapidamente ao Core Business do seu negócio. E após defini-lo, é importante não ter medo de colocar limites a essa definição e nem de perder mercado. Na verdade, o seguimento da sua ideia permite que você se mantenha focado naquilo que é realmente importante para seu negócio, atuando com seus clientes em potencial.

A definição do Core Business é um dos fatores que contribuem para levar as empresas ao sucesso, enquanto outras que atuam no mesmo ramo passam por dificuldades e não conseguem sobreviver. O foco correto de suas ações faz uma grande diferença para o sucesso da empresa, e o Core Business potencializa o que a sua empresa faz de melhor.

Esse post foi útil? Queremos que leia também: Como crescer vendas com baixo custo.


Você também vai gostar de ler