geração de leads

O caminho para geração de leads é mais ou menos assim, como neste gráfico, um conjunto de tentativas e medições e ajustes.

Será que existem formas matadoras para geração de leads?

No artigo “Mailing ou leads: Saiba a diferença” apresentamos as diferenças entre o que é mailing e o que é lead.

E lá entendemos juntos que o lead é a forma mais assertiva de alcançar os clientes potenciais sem gerar desgaste de sua marca, certo? É o futuro, e temos que nos preparar para ele! Seu time de vendas vai agradecer, acredite nisso.

Mas tem um ponto importante:
Como iremos conseguir leads? E mais, como aumentar a geração de leads?

Continue lendo este artigo para saber mais sobre:

» O que é lead

» 4 formas matadoras para geração de leads

» Elementos a avaliar nas formas de geração de leads

O Lead: é um contato ou prospect que você pode abordar em algum momento. Definir este momento é específico de cada negócio e de cada ciclo da venda, mas é importante entender que QUANTO MAIS QUALIFICADO o lead, MAIOR será seu custo de aquisição ou nutrição. Logo temos aqui um trade-off importante a ser avaliado, e isso impactará diretamente seu CAC (Custo de Aquisição do Cliente)

4 formas matadoras para geração de leads

Diante de todas as informações, o que fazer para alcançar a geração de leads qualificados?

Basicamente temos 4 formas de implementar uma geração de leads eficiente, veja um breve comparativo abaixo:

Tipo
Tempo necessário para implantar e ter resultados
Custo por lead no médio prazo
Perenidade
Objetivo
Comprar leads de empresas que fazem geração de leads no mercado  Curto, imediato.
Alto
Nenhuma, se você parar de investir, não terá mais leads.
Complementar
Implementar anúncios no Google Adwords, Facebook Ads, outras mídias pagas, levando para a página de pedido ou contato do seu site
Curto, imediato.
Alto
Nenhuma, se você parar de investir, não terá mais leads
Ganhar tração
Implementar uma estratégia de marketing digital para geração de leads orgânicos
Longo, planejado
Baixo
Enorme, pois quanto mais leads gerar, mais público no site e mais perenidade terá
Crescimento Saudável
Gerar leads internamente com seus já clientes
Curto, imediato
Baixo
Limitado a sua base de clientes
Arranque

Elementos a avaliar nas formas de geração de leads

  • Tempo necessário para implantar e ter resultados: este é sempre um assunto complicado entre as áreas de marketing e vendas. Precisamos de vendas, para ontem, se possível já fechadas! Logo este fator é fundamental para sua estratégia de sucesso em televendas. E a geração de leads precisa ser rápida, afinal o time de vendas precisa de leads para abordar!! Logo estratégias de geração de leads que tenham o menor tempo de implementação são ideais.
  • Custo por lead no médio prazo: Fazer uma estratégia de geração de leads pensando no custo por lead que você terá no médio e longo prazos é questão de sobrevivência. Repare que aqui fica claro que alguns tipos de implementação de leads são nocivos para a sustentabilidade de seu negócio no médio e longo prazos!
  • Perenidade: com o passar do tempo você será cobrado cada vez mais para gerar MAIS leads a um preço MENOR. Logo, ter uma estratégia sólida de perenidade também é importante para sua gestão.
  • Objetivo: Esta coluna resume um pouco o que irei abordar na conclusão. CADA tipo de estratégia de geração de leads tem sua função e você deve considerar ao menos duas em seu planejamento.

Conclusão

A geração de leads é uma ferramenta muito útil para melhorar o desempenho de resultados das vendas de uma empresa, mas não bastar ter um nome e telefone do cliente potencial para que a conversão venha.

Quanto mais “nutrido” ou “quente” o lead, provavelmente mais caro ele custou e você precisa converter MAIS este tipo de lead para justificar. E isso não quer dizer que a conversão será mais difícil, muito pelo contrário, pois, apesar da necessidade de converter mais, essa conversão acontecerá com mais naturalidade. (Leia mais em: Usando Marketing Digital no Televendas)

Leia mais sobre esse assunto em Mailing ou leads: Saiba a diferença