funil de vendas

O funil de vendas divide em etapas a jornada de compra do cliente. Em cada uma dessas etapas o cliente tem um nível de interesse diferente pelo seu produto. Assim, à medida em que você identifica o nível do funil que o lead está, consegue aborda-lo da forma correta.

O funil de vendas é essencial para a empresa que quer se diferenciar no mercado atual. Através dele você gerencia e otimiza suas vendas.

 

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é a representação da trajetória dos clientes em relação a compra. Quanto mais baixo o nível do fúnil, mais perto de fechar a compra o seu lead está.

Através do funil, você consegue entender a relação do cliente com sua empresa. Dessa forma, você é capaz de identificar se ele está pronto para comprar, ou se ainda é necessário nutri-lo com mais conteúdos. Entrar em contato com o cliente na hora certa pode aumentar muito suas conversões.

Entenda as etapas do funil

O funil de vendas é dividido em 4 etapas, acompanhe cada uma delas:

1 – Aprendizado e descoberta

A primeira etapa é o topo do funil. Aqui, o potencial cliente não tem conhecimento sobre o problema que enfrenta, muito menos sobre sua empresa ou marca. Sendo assim, é necessário educa-lo, fazendo com que ele enxergue tal problema.

Você pode oferecer materiais de aprendizado, como: e-books e infográficos. Neste momento, você deve colher informações do visitante em troca desses materiais, através de um formulário. Infomações como nome, e-mail e CPF, são fundamentais para que o visitante se torne um lead.

2 – Reconhecimento do problema

Depois da descoberta, o potencial cliente reconhece que precisa de uma solução para o problema, mas ainda que não saiba qual é. Esta etapa é o meio/topo de funil e nesse momento é interessante ajuda-lo com opções e dicas para que ele consiga sanar a adversidade encontrada.

3 – Consideração da solução

Avançando um nível, o lead já se encontra no meio/fundo de funil. Aqui, ele já sabe que precisa de uma solução para seu problema e este é o momento em que o lead vai considerar as opções disponíveis. Criar um senso de urgência,  pode agilizar a jornada do cliente, fazendo com que ele avance na jornada de compra.

4 – Decisão de compra

Na última etapa do funil o cliente deve escolher a solução para seu problema. Este é o fundo do funil, e nele, toda a relação criada com o cliente é valorizada, pois já existe confiança entre ele e a empresa. Assim a solução apresentada por sua empresa vai ser valorizada e priorizada.

Este é o momento de ser direto e mostrar que seu serviço ou produto é ideal para a situação que ele enfrenta. Mostrar os benefícios de trabalhar com sua empresa é fundamental para que o cliente faça a escolha certa e te escolha!

GDAX e o funil de vendas

A GDAX tem suas estratégias baseadas no funil de vendas, pois com ele é possível aumentar a produtividade tanto do marketing quanto das vendas. E esse é nosso objetivo principal.

Conhecendo o cliente e entendendo a relação dele com a empresa, é possível criar leads cada vez mais qualificados. Com o funil de vendas, a GDAX também consegue identificar oportunidades e direcionar as tarefas com o intuito de aumentar ainda mais os resultados.

 

O funil de vendas é uma peça chave para desenvolver seu processo de vendas. Com ele, além de conhecer o lead, você é capaz de identificar as estratégias que estão dando certo e as que não estão.

Sendo assim, se você precisa de uma estratégia certeira e direta, o funil de vendas pode ser a melhor opção.

Aprenda como fazer o funil de vendas no nosso post: Como fazer Funil de Vendas: 4 passos essenciais.