funil-de-vendasMelhorar os resultados, analisar os “gaps” e localizar oportunidades. Esses são os grandes objetivos do funil de vendas para sua empresa.

Dedicar um tempo para analisar quantos possíveis clientes pediram contato para sua empresa, foram abordados pelos seus vendedores mas não compraram é essencial. Só assim você conseguirá avaliar com eficiência os pontos a serem melhorados para alcançar um resultado ainda maior. A forma mais eficiente de medir esses números é através do funil de vendas.

Mas o que é o Funil de Vendas?

O Funil é um relatório unificado onde você avalia os números desde a captação de leads pelo Marketing até a conversão final pelo time de Vendas. Ou seja, você tem a visão geral de toda a cadeia de vendas em um único lugar, ao invés de receber inúmeros relatórios por dia.

Por que fazer o Funil de Vendas?

O Funil permitirá que você tenha uma visão macro de todas as etapas do processo de venda da sua empresa. Ele é essencial para a tomada de decisões estratégicas com o objetivo de identificar ofensores, oportunidades, demandar tarefas para alcançar resultados melhores.

Qual a porcentagem de clientes no último trimestre não concluíram o processo de compra? Quais os ofensores para este resultado? O que você fará para reverter o resultado? São estas e outras perguntas que o Funil de Vendas te ajuda a responder.

Vamos agora, te mostrar alguns motivos para sua empresa começar a utilizar o Funil de Vendas.

1. Aumento da produtividade do Marketing

Já mostramos a importância de integrar os setores de Vendas e Marketing e alavancar os resultados da sua empresa. Logo, para uma análise mais criteriosa dos números nada mais óbvio que avaliar as ações e atividades dos dois setores. Ou seja,  pouco adiantará um relatório que mostre somente os números do seu time de vendas.

Por esse motivo, um bom funil deve começar pelo topo da estratégia da sua empresa. É essencial medir os esforços e os resultados do marketing para a geração de Leads entregues ao time de vendas. Ou seja, o ideal é que seu funil inicie com todos os dados referentes à geração de Leads.

Liste todas as estratégias utilizadas pelo seu time de Marketing para a atração de possíveis compradores para sua empresa. Nesse momento, além do número de leads é importante avaliar e medir o número de interações, conversões, taxa de cliques, entre outros dados trazidos pelas as estratégias pagas (SEM) e orgânicas (SEO).

Com todos os dados reunidos no funil ficará mais fácil fazer suas análises. Você poderá medir se os números alcançados pelo Marketing serão suficientes para entregar a quantidade de Leads que o time de vendas necessita. Assim, você pode prever se alcançará as metas até o final do mês.

O funil ajudará o time de Marketing a enxergar oportunidades e pontos de melhoria, para fazer ajustes técnicos e/ou estratégicos. Só assim será possível aumentar a produtividade e alcançar melhores resultados para a empresa.

2. Aumento da produtividade de Vendas

Já sabemos que a solução para aumentar a produtividade da empresa é uma só: medir e monitorar! Reforçamos que sem acompanhamento através do funil de vendas, será muito dificil verificar se ações desenvolvidas estão sendo eficientes.

Para começar a analisar a produtividade do time de vendas, é necessário que você tenha total conhecimento de todos os canais que trazem clientes para sua empresa. Faça uma lista com esses canais e analise o total de Leads trabalhados pela equipe de vendas.

É a partir desse número e de uma eficiente gestão de funil que você começará a medir o que foi perdido ao longo do processo. O Funil indicará quais são os passos que o time de vendas deve dar para ganhar mais negócios e, consequentemente, aumentar seus resultados.

3. Analisar o que foi perdido

Perder um cliente não é o ideal, mas estamos sujeitos a falhas, problemas de abordagem dos vendedores e insatisfação de clientes. Por isso, muitas vezes, alguns clientes acabam não realizando a conversão. É preciso entender o porquê estes clientes abandonaram a compra. É exatamente isso que o funil vai permitir, localizar o maior ofensor para esse problema e não deixar que sua empresa perca os clientes que já estão com seu time de vendas.

4. Aumentar ou diminuir investimentos

Como já vimos, o Funil mostra exatamente quais ferramentas e estratégias estão sendo mais eficientes. Ele também mostra o oposto, ou seja, aquelas que não estão trazendo bons resultados. A partir daí você poderá analisar onde vale a pena aumentar os investimentos para atingir as metas (até arriscar subi-las) e diminuir ou cancelar aquelas que não estão funcionando para seu negócio. Dessa forma a empresa consegue otimizar dinheiro, direcionando os investimentos e gastando com o que realmente traz resultados.

Conclusão

O Funil de Vendas não é simplesmente mais um relatório. Mais importante do que fazê-lo, é importante saber avaliar cada etapa do processo de venda. Ele resume vários relatórios enormes que você pode receber diariamente em uma análise única. Mas não pense que é simples. Para cada oportunidade encontrada, você precisa agir! O Funil de Vendas só será eficaz se você souber interpretar as oportunidades e definir melhorias para o Marketing e Vendas.

O funil deve ser avaliado por todos os envolvidos e as decisões devem ser tomadas em conjunto. É recomendado que o Funil de vendas seja avaliado ao menos uma vez por semana para acompanhar a evolução das melhorias, e, ao final do  mês, seja realizado um de fechamento. Com a visão geral que o Funil te permite, será possível alterações importantes para o aumento de produtividade e redução de custos!

Para te ajudar ainda mais, disponibilizamos o modelo de Funil de Vendas que usamos. Baixe agora e comece a usar em sua empresa.

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