Trabalhar com leads qualificados é a forma mais eficaz de alavancar os resultados da empresa. Visto que estes leads já foram preparados para a compra através do consumo de conteúdos que a própria empresa oferece.

Então, para se adaptar e se destacar no cenário competitivo do mercado, é vital investir na qualificação dos leads.

 

O que são leads?

Antes de tudo, é necessário entender que leads são os potenciais clientes, que de alguma forma já demonstraram interesse no seu produto. Geralmente, esta demonstração vem através do preenchimento de formulários, a fim de receber mais conteúdos da empresa.

Apesar do interesse demonstrado, nem todos os leads estão no ponto ideal para fechar a compra. Existem 3 estágios onde os leads podem estar, e eless são ilustrados por um funil de vendas, dividido em: topo, meio e fundo de funil.

À medida em que o lead desce nos níveis do funil, ele se mostra mais preparado para fechar a compra.

O marketing é fundamental para uma boa nutrição desses leads. Sua função é fazer com que eles cheguem até o fundo do funil, no momento certo!

 

O que torna um lead qualificado?

A principal característica de um lead qualificado, é que ele já está realmente considerando adquirir o seu produto ou serviço. Este potencial cliente já entendeu o seu problema e está procurando a solução ideal.

Para que o lead chegue à etapa de decisão, o trabalho do time de marketing é essencial. Eles é que visualizam o problema do lead e direcionam conteúdos específicos, fazendo com que os potenciais clientes evoluam no funil de vendas.

Mas, lembre-se! O nível de engajamento do lead com seus conteúdos, pode ser uma ótima métrica para definir a qualidade dos conteúdos!

 

Leads quentes x Leads frios

Dizer que os leads são frios ou quentes é mais uma forma de classifica-los, entenda as diferenças:

leads quentes x leads frios

A tabela mostra que o lead frio está mais distante de se tornar um cliente do que o lead quente. Porém, através de boas práticas de marketing digital você pode “esquentar” este lead até que ele esteja pronto para adquirir algo.

 

Geração de leads na Gdax

Com estratégias de Marketing Digital, a GDAX atrai potenciais clientes para a sua empresa. Essa atração acontece através de conteúdos e informações que são oferecidas a eles por meio de posts no blog, infográficos, e-books, por exemplo.

Por meio destes conteúdos, os leads são nutridos. Essa nutrição qualifica os leads à medida em que eles entendem o problema e percebem que sua empresa pode oferecer a solução.

Vantagens de usar leads qualificados

Trabalhar com leads qualificados traz benefícios significativos para a empresa, como:

  • Aumento de produtividade: Os leads qualificados otimizam o processo de vendas, desta forma, o tempo para concluir a venda diminui.
  • Aumento na conversão: Os potenciais clientes que chegam ao fundo do funil, já tem conhecimento do produto, além de demonstrar interesse. Assim a conversão de lead, pra cliente é garantida.
  • Aumento na credibilidade da empresa: Trabalhando com leads qualificados você sabe o momento e a maneira certa de abordar cada potencial cliente, assim você evita atritos e inconveniências.

Os leads qualificados são fundamentais para o crescimento das vendas, por meio deles o processo de vendas é otimizado. Além disso, sua empresa ganha credibilidade ao passo que entra em contato com os prospects no momento certo, sem criar atritos.

Entenda mais sobre a geração de leads no nosso post: 4 formas matadoras para geração de leads qualificados