o que é inbound marketingInbound marketing é o marketing de atração. Ele trabalha conteúdos e outras estratégias visando a geração de leads, e a transformação dos usuários em clientes.

Através da produção de conteúdos de qualidade e buscando posições de destaque nos mecanismos de busca, o Inbound Marketing baseia-se em ganhar o interesse das pessoas, ao invés de interrompê-las. 

 

O que é Inbound Marketing?

É a estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Baseia-se em produzir bons conteúdos e ser encontrado com facilidade pela sua persona, nos mecanismos de busca.

Logo, você não vai atrás do seu cliente, irá produzir materiais ricos para atraí-los com sua mensagem e a partir daí, apresentar soluções para o que ele está procurando. 

Hoje, com o fácil acesso à internet, as pessoas podem se informar à todo momento. Mas é importante procurar conteúdos relevantes e de qualidade, principalmente sobre os produtos de seu interesse.

Cada vez menos queremos ser interrompidos por anúncios indesejados e queremos escolher aquilo que gostaríamos de ler, dessa forma, quem produz um bom conteúdo e o ranqueia bem nas buscas se destaca no mercado.

Etapas Inbound Marketing

O Inbound Marketing engloba 4 fases que são essenciais para ter sucesso na atração de clientes. São elas: atrair, converter, fechar e encantar.

  • Atração: Envolve a produção de conteúdos relevantes, que vão atrair visitantes até sua empresa.
  • Conversão: É a fase da aproximação. Visa transformar os visitantes em leads, para fazer com que se tornem clientes.
  • Fechamento: Depois que o visitante conhece o serviço, ele vai virar um lead e demonstrar interesse no produto, e essa é hora de mostrá-lo que a sua solução é a melhor para o problema dele.
  • Encantar: O Inbound marketing preza por um relacionamento duradouro com o cliente. Dessa forma, a relação não acaba no momento do fechamento da venda. É importante realizar um acompanhamento, encantar o cliente através de um bom pós venda e materiais interessantes.

Conheça as estratégias

Para concluir com sucesso toas as etapas, é importante aplicar corretamente as estratégias de Inbound Marketing. Aqui falaremos sobre:

  • Persona;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Funil de Vendas;
  • Técnicas de SEO.

Conheça melhor cada uma delas!

 

Persona

Para produzir um bom conteúdo é importante saber para quem estamos escrevendo. Quem é essa pessoa? O que essa pessoa quer ler? Quais são os problemas dela? Essas informações são essenciais para produzir o conteúdo certo!

Sendo assim, persona será seu cliente ideal, aquele que você quer atrair. Ele deve ser criado com base em pesquisas de mercado e no tipo de pessoa que pode comprar o seu produto.

Vale lembrar que Persona é diferente de público-alvo. Pois persona trata de pessoas específicas, pessoas certas para o seu negócio.

 

Marketing de conteúdo

É todo conteúdo que será produzido para a sua persona. Desde a etapa da pesquisa e produção, até a divulgação. O Marketing de conteúdo vai atrair visitantes para o site, para assim convertê-los em leads, além de auxiliá-lo em todo o processo de compra.

O Marketing de conteúdo não está associado somente à fase da compra. Os conteúdos produzidos pelo seu blog, podem ser algo para informar o visitante do seu site, para que assim, ele vire um lead e possível cliente. Logo, você não deve criar conteúdos apenas relacionados ao seu produto. 

 

Funil de vendas

É a representação das fases em que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa. O funil de vendas é o caminho que o visitante percorre na sua cadeia de vendas.

Ele é dividido em quatro etapas: descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão.

  • A Descoberta: é a fase em que a persona está descobrindo qual o problema ela tem, ela tem uma dor, mas não sabe exatamente o que é. Os conteúdos direcionados a essa persona, são mais informativos e mostram a ela como identificar um problema. É o topo do funil.

 

  • O Reconhecimento: logo após a descoberta, ele percebe que precisa de uma solução. Então, essa a é hora de apresentar possíveis soluções para tal problema, que provavelmente terá relação com sua empresa. Este é o meio-alto de funil.

 

  • A Consideração: depois da descoberta e do reconhecimento, ela sabe qual o problema tem e está avaliando qual a melhor solução para o seu problema. Dessa forma, o ideal é mostrar qual a melhor maneira de resolver aquele problema, de forma natural, mas direcionando ao seu produto. Este é o no meio-baixo de funil.

 

  • A Decisão: depois de apresentar as melhores opções para o cliente, é hora de convencê-lo de que a sua solução é a melhor opção. Nessa etapa, o usuário  já conhece a sua empresa, mas ainda não conhece o seu produto. Então, é a hora de associar sua solução às dores da persona. Esse é o fundo do funil.

 

 

SEO

Agora você já avaliou sua persona, produziu bons conteúdos e seguiu corretamente as etapas do funil de vendas. Mas ainda falta fazer com que esse trabalho chegue à pessoa certa, não é mesmo?

Para isso temos SEO, do inglês Search Engine Optimization. Ele é responsável por dar visibilidade à empresa e fazer com que seus conteúdos tenham um bom ranqueamento nos mecanismos de busca.

Sendo assim, é importante alinhar o seu conteúdo ao SEO, de forma que ele seja relevante e significativo para a persona e mais, seja a melhor solução para o que o usuário está buscando.

 

Afinal, como o Inbound Marketing pode me ajudar?

Você já viu o que é Inbound Marketing, estratégias e conceitos. Mas, afinal, como isso pode aumentar suas vendas?

Nos dias de hoje, estamos sempre conectados e a informação é dinâmica. Quando uma pessoa quer comprar algo, ela pesquisa e busca por informações do produto ou melhores opções.

Logo, é importante apresentarmos a melhor opçãopara o cliente, mas antes disso, devemos ter autoridade do nosso serviço e ser referência no que fazemos.

A produção de conteúdo é capaz de fidelizar o cliente e gerar confiança. Assim, os próprios clientes divulgam a sua marca, gerando uma nova cadeia, onde clientes atraem novos cliente, resultando em melhores resultados!

 

Quer saber mais sobre o funil de vendas? Então veja como “Alavancar as vendas da sua empresa utilizando o Funil de Vendas“.