o que e inbound marketingNa caminhada para entender melhor o Marketing Digital e aplicá-lo efetivamente, você já deve ter se deparado com o termo Inbound Marketing.

Se já foi um pouco mais a fundo, já viu inclusive que ele pode ter um custo final menor do que o marketing tradicional. Mas o que é Inbound Marketing?

Será que ele faz mesmo diferença?

Neste artigo vamos te ajudar a entender mais sobre isso respondendo duas perguntas principais:

  • O que é Inbound Marketing?
  • Por que ele pode revolucionar suas estratégias de venda?

Pode parecer um conteúdo apenas cheio de promessas, mas nossa intenção é te mostrar como você pode revolucionar as estratégias de venda de sua empresa com o Inbound Marketing e gastar menos. Vamos lá?!

O que é Inbound Marketing?

Primeiramente, vamos explicar o que é Inbound Marketing. Entender isto é fundamental para que você entenda também a resposta da segunda pergunta que abordaremos neste artigo.

O Inbound Marketing é conhecido de várias formas:

  • Marketing de atração
  • Marketing de entrada
  • Marketing que as pessoas amam
  • Novo marketing

A tradução literal para o português seria “marketing de entrada”.

Inbound Marketing pode ser definido como um conjunto de estratégias que têm o objetivo de atrair e conquistar leads qualificados para a sua empresa. Saber o que é lead qualificado é essencial para entender este artigo, portanto, se você ainda não está familiarizado com este conceito, leia O que é Lead?.

No caso do Inbound Marketing, os consumidores são atraídos voluntariamente para o seu site. O marketing tradicional, chamado de Outbound Marketing, faz o oposto disso. O objetivo, neste último caso, seria oferecer e divulgar os produtos e serviços de uma empresa para o público em geral. Já começou a enxergar a mudança que o Inbound pode fazer?

Você não precisa descartar totalmente o Outbound, mas sim integrar as duas formas de marketing no seu planejamento. Assim, você tira proveito de ambas.

Agora você já sabe o que é Inbound Marketing, mas como ele acontece? Vamos explicar.

Como funciona o Inbound Marketing?

Basicamente, a metodologia do Inbound Marketing se baseia em quatro ações:

  • Atrair visitantes;
  • Converter visitantes em leads;
  • Transformar leads em clientes;
  • Encantar os clientes para que promovam sua marca.

Existem divergências dos especialistas quanto ao número de ações presentes nessa metodologia. Porém todos concordam que uma estratégia de sucesso deve atrair visitantes com um material relevante, converter esses visitantes em leads, fazer a venda e continuar a se relacionar com esses clientes para encantá-los e fazer com que eles promovam a sua marca.

Para fazer esse processo funcionar, você pode utilizar várias ferramentas e estratégias de Inbound, como:

  • Blog
  • SEO
  • Links patrocinados
  • Mídias sociais
  • E-mail marketing
  • E-books
  • Vídeos
  • Calls to action
  • Eventos
  • Palestras
  • Landing Pages
  • e muito mais!

A ideia é sempre essa: produzir o conteúdo certo e publicá-lo na hora e no lugar certos. Você não está mais atirando sua publicidade para todos os lados. Você está ganhando o interesse das pessoas, e não comprando-o. Você está sendo relevante para as pessoas, e não mais gerando publicidades interruptivas.

Para isso, claro, é preciso estudar a fundo a sua persona, seu público-alvo, e saber exatamente suas dores, seus objetivos, e o mais importante: como você pode ajudá-la.

Por que o Inbound Marketing pode revolucionar suas estratégias de venda?

Já vimos que o Inbound tem o foco de atrair as pessoas qualificadas para o seu site para que realizem a conversão desejada. Basicamente a resposta para nossa última pergunta está aí!

Suas antigas estratégias de venda provavelmente se baseavam em atingir o maior público possível. Quanto mais investimento, maior o público alcançado. Porém, isso é dar um tiro no escuro, concorda? Afinal, quantas dessas pessoas alcançadas realmente tem interesse no seu produto ou serviço?     

Com o Inbound Marketing você poderá:

  • Aumentar a visibilidade da sua empresa;
  • Atrair potenciais clientes;
  • Diminuir o seu custo para conquistar novos clientes;
  • Gerar conteúdos realmente relevantes;
  • Tangibilizar melhor seus resultados.

Como dissemos anteriormente, não é necessário ignorar totalmente o Outbound. Se você conseguir integrar as duas estratégias e equilibrar os seus gastos entre as duas, conseguirá resultados impressionantes.

 

Conclusão

Respondidas as perguntas? Já conseguiu entender o que é o Inbound Marketing e visualizar a revolução que ele pode fazer dentro da sua empresa?

Recomendamos que você comece a investir já em Inbound, mesmo se não quiser abrir mão de suas estratégias de Outbound. Reúna profissionais qualificados e mãos na massa!

Para continuar se informando, leia também Entenda a jornada de compra do cliente, Marketing e vendas: como integrar e alavancar seus resultados e Funil de Vendas: 4 motivos para começar a usar agora em sua empresa.