vendas-remotasO conceito de vendas remotas existe há muito tempo. Você se lembra dos mascastes de antigamente? E das vendas porta a porta ou por catálogos? Todas essas são formas antigas de se vender remotamente. Com a evolução da internet e a mudança no comportamento do consumidor, houve a necessidade de inovação dos canais de vendas e da gestão de relacionamento entre empresas e clientes.

Como se adequar à essas inovações e começar a vender remotamente?

Primeiro você deve conhecer os tipos de vendas remotas que existem e então analisar qual é mais adequada para seu tipo de negócio. Neste post você verá:

  • O que são vendas remotas;
  • Quais são os tipos de vendas remotas;
  • Comparativo entre os canais de vendas remotas;
  • Qual a importância das vendas remotas para as empresas.

O que são vendas remotas

Vendas remotas pode ser definido como um sistema de vendas à distância. Neste sistema, as vendas podem ser realizadas por meio de vários canais de comunicação com o cliente final, conforme veremos ao longo deste artigo.

Os tipos mais comuns de vendas remotas

 1. Vendas Porta a Porta e por Catálogos

As vendas porta a porta e por Catálogos talvez sejam as formas mais tradicionais de se vender remotamente e para muitos nichos de mercado elas ainda funcionam muito bem. Vendas porta a porta e vendas por catálogos consistem em efetuar visitas aos lares e/ou trabalhos dos possíveis clientes objetivando a oferta e demostração de um produto ou serviço, através de um catálogo ou revista impressa.

Não é um trabalho fácil para as empresas. Para o desenvolvimento desta atividade, é fundamental que a organização passe aos vendedores um bom planejamento do dia de trabalho. Deve-se ter bem definido o perfil de clientes que se pretende abordar. Sabendo os hábitos de consumo do cliente você saberá exatamente onde encontrá-lo e o que fazer para atrair a sua atenção. É fundamental também ter uma equipe madura e profissional, que saiba trabalhar sem depender de supervisão e que entregue resultados todos os dias.

Vantagens das vendas porta a porta e por Catálogos

Existem várias vantagens de se trabalhar com vendas porta a porta. Então, vejamos algumas delas:

  • Atendimento personalizado e direto aos clientes.
  • Transmissão dos conceitos e valores da marca diretamente ao consumidor agregando mais valor ao produto.
  • Vendedores porta a porta são uma força poderosa que descobrem oportunidades e exercem empreendedorismo.
  • Atinge-se mais rapidamente novos mercados quando comparado ao varejo tradicional.

 2. MGM (“Member Get Member”)

“Member Get Member” é uma estratégia utilizada por algumas marcas que visam fazer com que os clientes de uma empresa indiquem novos clientes. Isso geralmente é feito oferecendo benefícios em troca das indicações, como descontos ou promoções de acordo com o número de clientes trazidos.

Vantagens do “Member Get Member”

A estratégia de trazer clientes através de outros clientes traz algumas vantagens importantes para o negócio. Veja algumas delas:

  • Custo menor de captação de consumidores para a empresa.
  • Maior confiança na marca por partes dos clientes, pois a indicação na maioria das vezes vem de um amigo.
  • Menor custo de manutenção de clientes porque já entram na carteira conhecendo mais o produto/serviço e tendem a tirar dúvidas com amigos que indicaram e não com a equipe de atendimento.

3. Televendas Ativo

O televendas ativo é muito utilizado no segmento B2C e B2B e grandemente eficaz para oferecer produtos e serviços que podem ser vendidos por telefone.

Para se trabalhar com telemarketing ativo é necessário a empresa ter uma excelente base de dados. Geralmente empresas de telemarketing ativo optam pela compra de “mailing lists”. Mas ao trabalhar com “mailings” sem nenhum critério, desconhecendo as necessidades reais dos clientes, corre-se grande risco de desgastar a imagem da marca oferecendo produtos para clientes totalmente fora do perfil, como por exemplo, carros para menores de idade.

Vantagens do Televendas Ativo

Empresas que optam por trabalhar com televendas ativo:

  • Percebem os resultados rapidamente, pois contratam grande número de vendedores e compram grande quantidade de “mailing” ativo para início do projeto.
  • Possuem grande facilidade de escabilidade.

4. Call Center Opt-in

O Call Center Opt-in trouxe para o mercado um conceito inovador de se vender remotamente. Baseia-se na aplicação de sofisticados métodos de Marketing Digital com técnicas de automação dos processos de venda no ambiente de Call Center com o objetivo de elevar o desempenho do time de vendas.

Vantagens do Call Center Opt-in

São inúmeras as vantagens de se trabalhar com um Call Center Opt-in. Aqui vamos te mostrar apenas algumas.

Sabe-se que as empresas que trabalham com esse conceito elevaram seus resultados à patamares jamais alcançados. A produtividade média do Call Center Opt-in é até 6x superior ao televendas ativo tradicional. Isso significa que uma operação de vendas do Call Center Opt-in consegue maior resultado com menor número de vendedores.

Outra vantagem importante do Call Center Opt-in é que ele trabalha de forma integrada ao e-commerce e através das estratégias de marketing e vendas consegue abordar o cliente certo em seu momento ideal de compra, evitando assim o desgaste da marca perante os clientes e aumentando os resultados de vendas.

5. E-commerce

O e-commerce trata-se de um canal online em que consumidores podem fazer e acompanhar compras, pedir encomendas, realizar transações financeiras, entre outras coisas, diretamente de qualquer lugar.

O conceito de e-commerce é aplicável a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que dependa de transferência de informações através da Internet e abrange uma série de diferentes tipos de negócios.

Vantagens do E-commerce

O e-commerce é um canal de vendas que permanece 24 horas disponível para o consumidor realizar uma transação. E além disso, consideramos também outras importantes vantagens do e-commerce:

  • Melhoria das novas oportunidades de negócio.
  • Sua utilização como estratégias competitivas mais efetivas, já que é possível ofertar centenas de produtos de uma só vez.
  • Aprimoramento do relacionamento com os clientes.

6. Chat On-line

O Chat é um programa para atendimento à clientes em tempo real instalado no site da empresa. Esse atendimento pode ser feito por um vendedor automático ou não.

Apenas possuir um bom site já não é o suficiente para fazer seu negócio lucrar. Para vender na internet é preciso que os clientes encontrem produtos e informações que precisam de forma clara e objetiva. Havendo algum tipo de dúvida, o chat deve estar em um local de fácil visualização para o cliente não desistir da compra, seja por medo ou falta de informação.

Vantagens do Chat On-line

A utilização dessa ferramenta pode diminuir bastante a taxa de carrinhos abandonados e aumentar o número de conversões da sua loja virtual. Além disso, a comunicação rápida entre cliente e vendedor, ajuda a elevar a taxa de conversão de vendas ao tirar dúvidas dos clientes em tempo real. Ainda contribui para o aumento da confiança que a empresa passa ao cliente na hora de informar dados que exigem privacidade.

Comparando os principais canais de vendas remotas

Para que você possa comparar melhor as vantagens de cada um dos canais, fizemos uma tabela com informações resumidas:

Canal Ideal para Prós Contras
Porta a porta e Catálogos
  • Venda de produtos mais complexos
  • Atendimento direto e personalizado aos clientes
  • Maior complexidade de gestão de vendedores
  • Maior custo
“Member Get Member”
  •  Venda de produtos simples que podem ser indicados por admiradores ou fãs da marca
  • Menor custo de captação de clientes
  • Maior confiança dos clientes na marca
  • Dificuldade de controlar as informações passadas de cliente para cliente
  • Desgaste da marca com seus clientes
  • Competição acirrada com programas de milhagem já consolidados
Televendas Ativo
  • Venda de produtos mais simples
  • Facilidade de escalabilidade
  • Alto custo
  • Desgaste da marca com os clientes
Call Center Opt-in
  • Venda de produtos de média a baixa complexidade
  • Altíssima conversão
  • Preservação da marca com o cliente
  • Custo de aquisição (CAC) tende a ser menor a longo prazo
  • Integração com e-commerce
  • Performance máxima pode não ser imediata, pois leva-se tempo para que a estratégia de Marketing Digital fique madura e gere leads em grande volume e baixo custo
E-commerce
  • Venda de produtos não necessitam de negociações com consultores de vendas
  • Venda massificada
  • 24 horas on-line
  • Barreira tecnológica para pessoas leigas e não acostumadas a comprar pela web
  • Canal passivo: cliente só acessa se tiver 100% de certeza que quer adquirir o produto
Chat On-line
  • Empresas que já possuem e-commerce e vendam produtos que geram dúvidas nos consumidores
  • Possibilidade de responder as dúvidas dos clientes em tempo real
  • Barreira tecnológica para pessoas leigas e não acostumadas a comprar pela web
  • Alto custo de gestão de pessoas
  • Risco jurídico por envio de mensagens indevidas pelos vendedores

A importância das vendas remotas para sua empresa

Bom, já sabemos que o comportamento do consumidor mudou e para conquistar resultados diferentes é primordial que as empresas estabeleçam canais de vendas remotas. Isso ajudará a empresa a impactar um público ainda maior, aumentar sua visibilidade e, consequentemente, seu número de vendas. Contudo, ressaltamos que não há um canal mais importante que o outro e que eles não concorrem entre si. Sendo assim, o que deve ser avaliado é o objetivo final do seu negócio e a necessidade de estar sempre presente em ao menos um deles ou quem sabe em todos eles!